Prefeitura intensifica fiscalização de áreas públicas diante do plano de retomada econômica

Serviços Urbanos
18/06/2020 16h50

A Prefeitura de Aracaju tem concentrado todos os seus esforços nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus na capital. Neste sentido, diante do novo decreto municipal que se adequa ao plano de retomada econômica, estabelecido pelo Governo do Estado, a gestão reforça, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), algumas medidas para a manutenção das orientações de distanciamento social. 

De acordo com o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, a empresa municipal alinhou as ações de fiscalização e monitoramento para impedir a aglomeração de pessoas com a reabertura de alguns setores da economia, a partir desta quinta-feira, 18.

“Continuaremos com os trabalhos de fiscalização, dentro do que for de competência da Emsurb, tanto as atividades liberadas como aquelas que não foram, a exemplo do comércio ambulante, praias e orlas. Já a parte do comércio em funcionamento ficará a cargo do Procon municipal integrado com a Defesa Civil, como já vinha sendo feito, só que agora também nos outros seguimentos abertos nesta quinta”, explicou o presidente.

Sobre o modo de atuação das equipes e o trabalho de sensibilização junto à população e comerciantes, Luiz destacou que serão baseados na tranquilidade, com muito diálogo e contando com o apoio da Guarda Municipal, caso haja alguma ocorrência de acirramento. “Esperamos não precisar do auxílio da Guarda Municipal, por isso, pedimos a colaboração das pessoas”, afirmou ele. 

O desempenho dos profissionais da empresa se dará na região do Centro e nos bairros fiscalizando, principalmente, as atividades ambulantes e a mobilidade das pessoas em operações integradas aos demais órgãos municipais, a exemplo da Defesa Civil, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Guarda, seguindo os trabalhos desenvolvidos anteriormente pela Prefeitura de Aracaju, conforme orientação das entidades de saúde.

Com relação ao monitoramento nas 16 feiras livres em funcionamento e nos mercados municipais, locais onde há um grande número de circulação de pessoas, o presidente afirmou que as ações de fiscalização já foram reforçadas para que os critérios de distanciamento social sejam respeitados.

“Neste sentido, direcionamos nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira uma equipe de fiscais até a área onde acontecia a feira do conjunto Augusto Franco, na praça Industrial João Rodrigues da Cruz, onde houve a instalação de alguns comerciantes informais. Nossa intenção é inibir qualquer tipo de situação que possa gerar aglomeração nestes locais”, salientou Luiz Roberto.

Além do centro comercial e dos bairros, a Emsurb monitora e fiscaliza ainda o cumprimento de outras medidas estabelecidas pela gestão municipal, por meio do Comitê de Operações de Emergência, para restringir a circulação de pessoas nas ruas. Entre elas, a suspensão das atividades de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol e do o acesso à praia do Viral, seja terrestre ou fluvial. O Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira) permanece fechado ao público, atendendo ao decreto municipal.

“Por esta razão, manteremos bloqueados os acessos às faixas de areia do Viral à Cinelândia, evitando assim a movimentação de banhistas e, inclusive, do tráfego de veículos, principalmente nos finais de semana”, concluiu o presidente.