Obra do corredor Hermes Fontes avança com frentes de trabalho simultâneas

Transporte e Trânsito
18/06/2020 16h30

Não há como trafegar pela avenida Hermes Fontes sem perceber a presença de operários e máquinas de grande porte trabalhando em vários trechos da via. A grandiosidade da obra pode ser explicada pelo volume de recursos aplicados e pela transformação urbanística porque passará este corredor: são mais de R$20 milhões, conveniados entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal, investidos na revitalização de 6,8 km compreendidos entre as avenidas Hermes Fontes, Adélia Franco e José Carlos Silva.

Atualmente, há frentes de trabalho fixas trabalhando na cobertura do canal que fica próximo ao cruzamento com a avenida Francisco Porto; duas equipes executando terraplenagem nas proximidades do Terminal de Integração do DIA; logo após a ponte do bairro São Conrado também tem trabalhadores atuando na regularização do solo; e, por fim, na outra extremidade da obra, especificamente na rua Ribeirópolis, está sendo complementada a rede de drenagem. Em cada trecho, há sempre sinalização e orientações feitas por agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a fim de diminuir os transtornos no trânsito.

O projeto executivo, sob a responsabilidade da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), prevê a revitalização de toda essa malha viária, sinalizações horizontal e vertical, calçadas e rampas de acessibilidade, 30 pórticos, paisagismo com indivíduos arbóreos de espécies adequadas ao ambiente urbano, além da criação de ilhas de mobilidade onde serão construídos novos abrigos de ônibus.

Iniciada em outubro do ano passado, a obra segue dentro de um cronograma razoável e passa da metade da execução com mais de 11 mil toneladas de asfalto já aplicadas em diversos trechos dessas três avenidas.

Também estão sendo confeccionados as bases dos pórticos que sinalizarão a via futuramente. Diariamente, mais de uma centena de trabalhadores percorrem os pontos em obra e mesmo neste período chuvoso os serviços prosseguem, com alternância na natureza das ações incompatíveis com as chuvas.

Trânsito

Com o avanço da obra, atualmente, há alterações no trânsito em três avenidas que fazem parte do corredor: Hermes Fontes, Adélia Franco e José Carlos Silva. Na avenida Hermes Fontes, a obra segue concentrada no sentido Sul (Centro/Orlando Dantas), no trecho entre o cruzamento com rua Ministro Nelson Hungria e o viaduto da avenida Gonçalo Rollemberg Leite; um binário está formado no sentido Norte (Orlando Dantas/Centro) para a circulação dos veículos. No trecho seguinte, entre o viaduto e o cruzamento com a rua Euclides Paes Mendonça, a obra continua no no sentido Sul (Centro/Orlando Dantas) e no sentido Norte está montado o binário. 

Já na avenida Adélia Franco, o sentido Sul (Centro/Orlando Dantas) está em meia pista no trecho entre o cruzamento com a avenida Marieta Leite e o viaduto Carvalho Déda, por isso, o condutor que está na avenida Marieta Leite e deseja convergir à esquerda na Adélia Franco não poderá fazê-lo. O condutor terá a opção de convergir à direita na Adélia Franco e pegar o retorno no sentido Sul da avenida.   

Na avenida José Carlos Silva, o trecho localizado entre a ponte do bairro São Conrado e o cruzamento com a rua João Batista Machado estará com um novo binário no sentido Norte (Santa Maria/Centro), montado nesta quinta-feira, dia 18. No sentido Sul (Centro/Santa Maria) está concentrada a obra.

Assim, a partir da ponte do São Conrado, o condutor que segue pelo sentido Sul (Centro/Santa Maria) da avenida José Carlos Silva deverá acessar o sentido contrário da via (Santa Maria/Centro), que estará com sentido duplo de circulação até o término do serviço nesse trecho. Após o cruzamento com a rua João Batista Machado, o condutor deverá retornar para a sua pista de origem. Já o condutor que segue pela avenida José Carlos Silva no sentido Norte deverá ficar atento ao estreitamento de pista a partir do cruzamento com a rua João Batista Machado. 

Na mesma avenida, há outro binário no trecho compreendido entre o Terminal DIA e o cruzamento com a rua I. A obra está concentrada no sentido Sul (Centro/Santa Maria) da via e o sentido contrário (Santa Maria Centro) está com sistema de binário até a conclusão do serviço.

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Renato Telles, ressalta que as frentes de trabalho estão devidamente sinalizadas, mas que é importante que os condutores redobrem a atenção ao passar pelas regiões em obra. Ele recomenda ainda o uso de rotas alternativas para evitar possíveis congestionamentos. 

“Binários estão montados para garantir a circulação dos veículos, mas onde há obra, o trânsito tende a ficar um pouco mais lento. Nossos agentes de trânsito estão sempre pelas frentes de trabalho monitorando o tráfego e auxiliando os condutores, mas recomendamos, se possível, o uso de outras vias para evitarmos grandes congestionamentos. O corredor Hermes Fontes trará importantes melhorias para a mobilidade da capital”, frisa.