Prefeitura inicia gravações do Forró Caju em Casa

Agência Aracaju de Notícias
20/06/2020 13h23

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), iniciou na manhã deste sábado, 20, as gravações com os artistas selecionados para o Forró Caju em Casa, cujas apresentações serão exibidas online, em formato de lives, entre os dias 23 e 29. Foram selecionados, por meio de edital emergencial, 45 atrações musicais.

Essa proposta, inovadora e criativa, foi idealizada pela Funcaju para movimentar as atividades culturais da capital sergipana durante a crise sanitária decorrente do novo coronavírus, garantindo renda aos artistas locais, entretenimento de qualidade à população, e um portfólio aos artistas, os quais poderão usufruir do material gravado com estrutura de qualidade técnica e estética, por meio da captação de áudio digital, cenografia e direção de fotografia. 

“O Forró Caju em casa fomenta a cadeia produtiva da música na capital, em um momento no qual os artistas estão sofrendo com as consequências da necessidade de isolamento social. Além disso, leva entretenimento à população, recuperando o imaginário da nossa festa mais querida, ligada a nossas tradições rurais. Por fim, esse registro ficará disponibilizado na internet, dando visibilidade aos envolvidos, assim como registrado em uma produtora, servindo também como portfólio”, explica o presidente da Funcaju, Luciano Correia. 

Antes de gravar, os artistas firmam o contrato proposto pela administração municipal e a expectativa é que no decorrer da próxima semana os pagamentos sejam feitos aos selecionados.  

A Prefeitura também assegurou os devidos cuidados à saúde dos envolvidos. Os integrantes das bandas têm sua temperatura medida, o uso de máscara é respeitado, assim como a disponibilização de álcool em gel no local das gravações.
 
“Nós fizemos um cronograma de gravações que respeita todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Cada artista tem duas horas para gravar sua apresentação de 30 minutos. Todo o material utilizado é higienizado a cada novo artista que chega, então está tudo muito seguro”, ressalta o diretor de Eventos da Funcaju, Fernando Montalvão. 

Neste sábado, sete atrações entraram em estúdio para gravar suas participações; todas estas se apresentarão no dia 23 de junho. O primeiro foi o cantor Edson Costa, selecionado na categoria Artista Sergipano. Com 20 anos de carreira ele entende que a iniciativa da administração municipal é uma forma de reduzir as perdas provocadas pela pandemia. 

“O projeto é fundamental porque a classe artística foi bastante atingida pela situação que vivemos e deve ser uma das últimas a poder atuar livremente. Então, quanto mais eventos deste porte, que dê retorno àqueles que vivem exclusivamente da música, melhor. A iniciativa precisa ser louvada e parabenizada também pois forró é uma tradição nossa. Assim, os aracajuanos podem ligar nas redes e acompanhar um som feito com qualidade”, afirma. 

O vocalista da banda Os pés de Cana, Brunno Iago, pensa da mesma maneira. Seu grupo também se apresentará no primeiro dia da festa, na promessa de levar entretenimento de qualidade aos que estão em casa neste momento de quarentena. “Esse tipo de ação é essencial, pois é um auxílio aos músicos que estão impossibilitados de tocar. Que bom que a Prefeitura está fazendo isso nós. Quem nos acompanhar no dia 23 vai ver um forró pé de serra bem tocado e bem esculhambado”, garante.