Prefeitura intensifica serviços de limpeza e conservação em diversas regiões da cidade

Serviços Urbanos
22/06/2020 16h10

Com a chegada do inverno e, consequentemente, a incidência de chuvas mais volumosas, a Prefeitura de Aracaju reforça os serviços de limpeza geral nas vias públicas da capital. Por isso, nesta segunda-feira, 22, equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuaram em locais das regiões Norte, Sul e na Zona de Expansão do município.

Seguindo o cronograma prévio da empresa, os agentes desenvolveram atividades nos bairros 18 do Forte, Getúlio Vargas, Santos Dumont (Almirante Tamandaré), Jabotiana, Luzia, Santa Maria ( loteamento Marivan), Jardins, Farolândia, Atalaia, Grageru, Santo Antônio e no loteamento Santa Rita, na Zona de Expansão.

Utilizando os equipamentos adequados para cada tipo de atividade, eles realizaram os serviços de capinagem, varrição, recolhimento de lixo e outros resíduos descartados de forma incorreta, além da roçagem mecanizada.

Conforme explica o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, mesmo diante de um período de pandemia, esses serviços se fazem ainda mais essenciais para a manutenção da ordem de limpeza nas áreas públicas da cidade, uma vez que o crescimento acelerado da vegetação aliado a ocorrência de descarte irregular, podem contribuir com a proliferação de vetores, como mosquitos e ratos, que ocasionam doenças, como a  dengue e leptospirose.

“Estas ações contribuem, ainda, para minorar os impactos negativos nos dispositivos de drenagem da cidade, a exemplo dos bueiros, evitando que os mesmos fiquem obstruídos ocasionando a retenção da água nas vias. Por esta razão, intensificamos os trabalhos, inclusive aos finais de semana, para atender com mais celeridade o aumento da demanda de limpeza nos espaços públicos”, enfatiza o diretor.

Bruno ressalta ainda que, além das ruas e avenidas, há também um grande empenho por parte da empresa municipal para atender as praças e demais áreas verdes de maneira igualmente regular.

“Por isso, nesta segunda as equipes de roçagem da Gerência de Áreas Verdes percorrem as praças Senador Gilvan Rocha, no Ponto Novo, Dom José Tomás, no Siqueira Campos, Clodoaldo Alencar, no Grageru, Evangelista Agnaldo Campos Lyra, no Jabotiana, praças do conjunto Médici, canteiros centrais das avenidas Delmiro Gouveia, na Coroa do Meio e Santos Dumont, na Atalaia, além das áreas verdes do bairro 17 de Março”, destaca o gerente.