Prefeitura inicia mais uma etapa de distribuição dos kits de alimentação escolar

Educação
22/06/2020 17h50

O compromisso da Prefeitura de Aracaju em garantir o suporte nutricional necessário para os alunos da rede municipal de ensino é contínuo. Assim, nesta segunda-feira, 22, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) iniciou mais uma etapa da entrega de kits de alimentação escolar para os 32 mil alunos da rede.

Até o próximo dia 1°, serão cerca de 250 toneladas de alimentos distribuídos nas 74 escolas municipais de Aracaju. Cada estudante tem direito a um kit, que é composto por alimentos que seriam servidos na merenda escolar, como arroz, feijão, macarrão, café, frango, entre outros.

Neste primeiro dia de entrega, foram atendidas sete escolas dos bairros Santa Maria e 17 de Março. Uma das beneficiadas foi a diarista Andreza Pereira, que tem dois filhos matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II e teve direito a dois kits.

"Essa é uma iniciativa muito interessante da Prefeitura, pois não ajuda só a mim, que estou desempregada no momento, mas também a muitas outras mães que estão na mesma situação. Eu conheço várias crianças que só têm uma alimentação de qualidade na escola e agora, que estão em casa, podem usufruir disso", destaca Andreza.

A iniciativa da Prefeitura de Aracaju, coordenada pela Semed, leva em consideração a importância da merenda escolar para o desenvolvimento dos alunos, mesmo com as aulas suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. Até o momento, 500 toneladas de alimentos já foram distribuídas. Ao final desta etapa, serão 750 toneladas entregues aos estudantes em apenas três meses.  

A dona de casa Erislânia Vieira retirou dois kits por ter dois filhos matriculados na Emef Laonte Gama da Silva. "Está sendo muito bom, pois algumas vezes não temos o que comer em casa e agora tem. Gostei muito da iniciativa pois os alimentos são de qualidade", comemora Erislânia.

Para garantir a segurança dos pais de alunos e também dos servidores envolvidos na ação, todas as medidas de higiene e e distanciamento estão sendo adotadas, como utilização de álcool em gel, limpeza frequente em cadeiras e áreas comuns e distanciamento entre as pessoas. Mais uma vez, as Forças Armadas colaboram com a distribuição dos kits.

Para Antônio Barros, que tem uma filha matriculada na Emei Irene Romão de Brito, o kit veio em boa hora. "Eu estou desempregado e a minha esposa teve o horário de trabalho reduzido por conta da pandemia, então, sempre é uma ajuda lá na casa. Esta iniciativa está ajudando a não faltar nada na nossa mesa e eu não tenho nada para me queixar, pois todos os itens são de boa qualidade", afirma Antônio.

"Serão oito dias úteis ininterruptos de entrega, contemplando todas as nossas 74 escolas, espalhadas por toda a cidade.  Cada pai ou responsável pode comparecer à escola no dia marcado, munido de um documento pessoal com foto e também um documento do aluno. Lembrando que é permitida a entrada apenas de uma pessoa da família, as crianças devem ficar em casa e todos deverão usar máscara", enfatiza a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

Nesta terça-feira, dia 23, a distribuição segue sendo feita pelas escolas dos bairros Farolândia, Aeroporto e Zona de Expansão. Confira aqui o cronograma de distribuição.