Prefeitura monitora impactos das chuvas e garante presteza no atendimento de ocorrências

Defesa Social e Cidadania
24/06/2020 15h30

Nesta quarta-feira, 24, a Prefeitura de Aracaju manteve equipes operacionais em atenção aos efeitos das chuvas na capital. Neste sentido, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a administração municipal monitorou áreas de risco e atendeu as ocorrências registradas através do número emergencial 199, da Defesa Civil.

O volume de chuva registrado pelos pluviômetros, na capital, revelou um acumulado de 22.2 mm, nas últimas 12h. Nesse período, as equipes estiveram dispostas em postos estratégicas da cidade para averiguar eventuais situações de anormalidade e adotar as medidas voltadas à redução de riscos.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, as ações executadas em ocasião das chuvas ocorrem de maneira integrada com os demais órgãos da Prefeitura de Aracaju. "As equipes redobram as atenções e monitoram locais mais vulneráveis. Diversas ações são desenvolvidas, de maneira preventiva, para evitar transtornos, mas diante das necessidades que possam surgir temos equipas preparadas para atuar no menor tempo resposta possível", esclareceu.

Ocorrências

Durante a manhã, dois chamados foram registrados através do serviço emergencial da Defesa Civil de Aracaju. Prontamente as equipes se deslocaram para adotar as medidas cabíveis.
O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, destaca o rápido atendimento à situação de desabamento.

"Recebemos um chamado relacionado ao desabamento parcial de telhado, em uma edificação situada no bairro Siqueira Campos. No local foi possível constatar apenas danos materiais, visto que o espaço não possuía ocupantes", considerou o coordenador, indicando que o estabelecimento precisou ser interditado.

Também houve o atendimento a uma solicitação de avaliação de risco, sem relação com os impactos das chuvas. A situação oriunda do bairro Centro diz respeito à possibilidade de obra residencial irregular. As providências pertinentes foram adotadas.

Serviço emergencial

A Prefeitura de Aracaju permanece em atenção à instabilidade climática e manter suas equipes em atenção às necessidades que possam surgir. A Defesa Civil municipal pode ser acionada em situação emergência, através do número 199, que funciona 24h, em todos os dias da semana.