Prefeitura trabalha na mircrodrenagem dos bairros e canais naturais da Zona de Expansão

Obras e Urbanização
25/06/2020 10h30

O inverno começou oficialmente no sábado (20) mas o período chuvoso em todo o estado de Sergipe iniciou bem antes, com implicações diretas na dinâmicas das águas seja no ambiente urbano ou em zonas rurais. Em Aracaju, a Prefeitura monitora, continuamente, os índices pluviométricos e desenvolve, de forma preventiva, um consistente trabalho no sistema de drenagem. O resultado é o considerável equilíbrio entre a quantidade de chuvas que caem e o rápido fluxo para as galerias subterrâneas e canais naturais.

Nos bairros com rede de drenagem consolidada, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) desenvolve, diariamente, um conjunto de atividade que incluem a limpeza de bueiros, retirada de lixo da manilhas e substituição das galerias que apresentem algum tipo de rachaduras. São aproximadamente 100 operários que todos os dias vão a campo e atendem em média de 10 a 12 bairros.

Desde o fim de abril, a empresa municipal desenvolve um cronograma de serviços vinculados diretamente à oscilação meteorológica e com ações intensificadas a fim de evitar alagamentos, conforme explica Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura.

"Há uma evidente diminuição no tempo de permanência das águas retidas nas ruas o que significa que o sistema de drenagem vem cumprindo suas funções a contento, mas, ainda há pontos críticos nos quais reforçamos nossa atuação", ressalta Ferrari.

Com relação ao trabalho feito na Zona de Expansão, destaca o secretário da Infraestrutura, há um maior rigor para não atrapalhar os ciclos hidrológicos consolidados no local e também não prejudicar os moradores dos povoamentos da área que representa quase 40% do território aracajuano. Neste caso, a alternativa encontrada é garantir sobrevida aos canais naturais e interligá-los às lagoas que existem ao longo da faixa litorânea.

"No caso da Zona de Expansão o trabalho é diferenciado porque ainda não há cobertura de sistema de drenagem, então optamos por adotar medidas ambientalmente legais, como a utilização dos canais naturais como forma de desafogar as águas que por ventura se acumulem próximos às residências", explica Sérgio Ferrari.

Solicitação

Para registrar algum tipo de solicitação à Emurb, a população pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, ou pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb). Em caso de situação de risco o cidadão deve acionar a Defesa Civil do Município, por meio do número 199.