Prefeitura mantém equipes em atenção aos impactos da chuva em toda a cidade

Defesa Social e Cidadania
25/06/2020 13h01

    Com as constantes precipitações registradas ao longo da semana, a Prefeitura de Aracaju mantém em execução diversas ações previstas no Plano de Contingência para chuvas. Todos os órgãos que atuam diretamente diante dos possíveis impactos estão em atuação para adotar as medidas voltadas à redução de riscos e de transtornos à população.

Somente nos últimos quatro dias, os pluviômetros da capital registraram um acumulado de 93.2 mm, dos 207mm que representam a média histórica para o mês de junho. Até o momento, com a superação desse índice, já são 240mm. Esses e outros fatores são monitorados, constantemente, pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju.

"A atenção constante às áreas mais vulneráveis da cidade envolve um forte trabalho preventivo de otimização da rede de drenagem, com ações para desobstrução de bueiros e limpeza de canais, o que facilita o escoamento das águas das chuvas. Associado a isso, realizamos monitoramento e mapeamento de áreas de risco, muito antes da ocorrência de chuvas. A atuação é estratégica e mantemos nossas equipes a postos para que haja uma rápida resposta diante das necessidades que venham a surgir", ressaltou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, major Sílvio Prado, além do monitoramento das áreas de risco, as equipes atuam no atendimento às solicitações registradas através do número emergencial 199. "De modo geral, tivemos ocorrências relacionadas aos ventos fortes, a exemplo do desabamento de cobertura de telhado e queda de árvore, registradas ontem [24], e prontamente atendidas. No Mosqueiro, trabalhamos no bombeamento de água em uma travessa do povoado Matapuã, na Zona de Expansão. Em todos esses dias, atuamos para reduzir e minimizar os impactos das chuvas, dando respostas céleres e efetivas aos chamados da população", explicou.

Em relação às características da instabilidade climática durante o mês de junho, o coordenador considera os pontos que chamam mais atenção. "São chuvas insistentes, mas que não ocorrem de maneira intensa, o que, a princípio, não representa uma preocupação no sentido de transbordamento de canais e de rios, mas nos deixa em atenção em relação ao acumulado dos dias e também ao risco de escorregamento de terra, por causa do encharcamento do solo", indicou.

Ventos
Entre as características do período chuvoso foi possível observar a incidência de ventos fortes, que têm causado alguns impactos na capital. Foram registradas, ao longo do mês, ocorrências relacionadas à queda de árvores e painéis de publicidade, assim como ao destelhamento de algumas edificações.

A variação dessa intensidade é monitorada e já resultou em emissão de aviso através do serviço de alerta por SMS 40199, da Defesa Civil, de maneira a manter a população com atenção redobrada.

"Aproveitamos para reforçar que as pessoas redobrem o estado de atenção, inclusive com as coberturas de telhados, principalmente as telhas mais conhecidas como eternit, que são muito leves, assim como as coberturas de telhados que já possam apresentar algum tipo de patologia prévia", oreinta Sílvio Prado.

Largo da Aparecida
Na manhã desta quinta-feira, 25, a Prefeitura de Aracaju direcionou equipes da Defesa Civil para o monitoramento da cabeceira do rio Poxim Mirim, no município de São Cristóvão. A verificação possibilita que haja uma análise de possíveis riscos de impacto em Aracaju, principalmente para o Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju explica que a vazão do rio influencia diretamente a situação na localidade. "Então, com essa vazão que estamos verificando hoje, não há motivos para alarme, no sentido de transbordamento do rio Poxim Mirim, pois a vazão está controlada. Acompanharemos os índices pluviométricos e continuaremos esse monitoramento", salienta Silvio Prado.