Obra complementar do corredor Hermes Fontes entra em nova fase a partir da próxima semana

Transporte e Trânsito
26/06/2020 15h30

A partir da próxima semana, a obra complementar de drenagem do corredor de mobilidade Hermes Fontes entrará em uma nova fase. As equipes, que atualmente estão atuando no cruzamento entre a avenida Gonçalo Prado Rollemberg e a rua Ribeirópolis, começarão a realizar as escavações na rua Riachuelo. 

O trânsito será liberado na rua Ribeirópolis, portanto, os condutores poderão acessá-la e também ao supermercado da região. Porém, o condutor que segue pela avenida Hermes Fontes e deseja acessar a Gonçalo Prado Rollemberg não poderá fazê-lo pela rua Riachuelo.

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Renato Telles, destaca que os agentes estarão na localidade para diminuir os transtornos no trânsito. “A obra de drenagem do corredor Hermes Fontes começou pelo cruzamento da avenida Gonçalo Prado Rollemberg com rua Ribeirópolis e já estava previsto esse avanço para a rua Riachuelo. O próximo passo será no cruzamento com a rua Zaqueu Brandão. Haverá sinalizações temporárias na região e os agentes acompanharão a execução dos serviços para realizar os desvios necessários e orientar os condutores”, afirma.

Trânsito
Com o avanço da obra, há alterações no trânsito nas três avenidas que fazem parte do corredor: Hermes Fontes, Adélia Franco e José Carlos Silva. Na avenida Hermes Fontes, a obra segue concentrada no sentido Sul (Centro/Orlando Dantas), no trecho entre o cruzamento com rua Ministro Nelson Hungria e o viaduto da avenida Gonçalo Rollemberg Leite; um binário está formado no sentido Norte (Orlando Dantas/Centro) para a circulação dos veículos. No trecho seguinte, entre o viaduto e o cruzamento com a rua Euclides Paes Mendonça, a obra continua no sentido Sul (Centro/Orlando Dantas) e no sentido Norte está montado o binário. 

Já na avenida Adélia Franco, o sentido Sul (Centro/Orlando Dantas) está em meia pista no trecho entre o cruzamento com a avenida Marieta Leite e o viaduto Carvalho Déda, por isso, o condutor que está na avenida Marieta Leite e deseja convergir à esquerda na Adélia Franco não poderá fazê-lo. O condutor terá a opção de convergir à direita na Adélia Franco e pegar o retorno no sentido Sul da avenida.   

Na avenida José Carlos Silva, o trecho localizado entre a ponte do bairro São Conrado e o cruzamento com a rua João Batista Machado estará com um novo binário no sentido Norte (Santa Maria/Centro). No sentido Sul (Centro/Santa Maria) está concentrada a obra.

Assim, a partir da ponte do São Conrado, o condutor que segue pelo sentido Sul (Centro/Santa Maria) da avenida José Carlos Silva deverá acessar o sentido contrário da via (Santa Maria/Centro), que estará com sentido duplo de circulação até o término do serviço nesse trecho. Após o cruzamento com a rua João Batista Machado, o condutor deverá retornar para a sua pista de origem. Já o condutor que segue pela avenida José Carlos Silva no sentido Norte deverá ficar atento ao estreitamento de pista a partir do cruzamento com a rua João Batista Machado. 

Na mesma avenida, há outro binário no trecho compreendido entre o Terminal DIA e o cruzamento com a rua I. A obra está concentrada no sentido Sul (Centro/Santa Maria) da via e o sentido contrário (Santa Maria Centro) está com sistema de binário até a conclusão do serviço.

A obra
O projeto executivo do corredor Hermes Fontes, compreendido entre as avenidas Hermes Fontes, Adélia Franco e José Carlos Silva, sob a responsabilidade da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), prevê a revitalização de toda a malha viária das três vias, sinalizações horizontal e vertical, calçadas e rampas de acessibilidade, 30 pórticos, paisagismo com indivíduos arbóreos de espécies adequadas ao ambiente urbano, além da criação de ilhas de mobilidade onde serão construídos novos abrigos de ônibus.
 
Iniciada em outubro do ano passado, a obra segue dentro de um cronograma previsto e passa da metade da execução com mais de 11 mil toneladas de asfalto já aplicadas em diversos trechos dessas três avenidas.