Prefeitura proporciona atividades físicas à população em situação de rua no Centro Cras

Juventude e Esporte
26/06/2020 15h54

Para garantir os devidos cuidados com a saúde da população acolhida nos Centros de Referência de Assistência Social, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Juventude e Esporte (Sejesp), elaborou e está pondo em prática um plano de atividades que envolve exercícios físicos e de lazer para essas pessoas. 

Além dos serviços básicos já fornecidos no Centro Cras, como alimentação, atendimento psicossocial, integração e estadia, a Sejesp oferta de oficinas esportivas para contribuir com a saúde física e mental dos acolhidos. As ações são planejadas e desenvolvidas pelo Departamento de Esporte e de Lazer da secretaria, duas vezes por semana. 

“É bacana e tem melhorado minha rotina. Acordo cedo e aproveito mais os dias aqui, tem sido motivador”, afirma Edmilson Valério Ramos, usuário do Centro Cras.

Segundo o secretário municipal da Juventude e Esporte, professor Sérgio Thiessen, quatro eixos com foco no aperfeiçoamento das ações da Sejesp foram desenvolvidos durante a quarentena. “É muito desafiador, mas extremamente gratificante. Agir no presente com aquilo que temos de mais valioso, o capital humano e nossa solidariedade, isto realmente não tem preço”, declara. 

Para Isaias Paixão, a oferta desse serviço se faz necessária. “As atividades físicas nos ajudam a desenvolver mais a mente e a forma de nos expressarmos com outras pessoas. Ficamos muito gratos”, afirma.