Academia da Cidade retoma aulas com transmissões online nesta quarta, 1º

Saúde
29/06/2020 16h15

O Programa Academia da Cidade (PAC), desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), retomará as atividades on-line na próxima quarta-feira, 1° de julho. As aulas serão ministradas pelos profissionais de educação física do PAC e transmitidas, ao vivo, pela página oficial da SMS no Instagram (@saudearacaju) as segundas e quartas, às 9h, e terças e quintas, às 16h.

As atividades presenciais do programa foram suspensas desde o dia 18 de março, seguindo as recomendações sanitárias do decreto municipal de enfrentamento ao novo coronavírus. De acordo com a coordenadora do Programa Academia da Cidade, Maria Rita Braga, o objetivo das aulas online é voltar a estimular a atividade física durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia de covid-19.

“Serão 20 professores em aulas de 30 minutos das modalidades dança, treinamento funcional, alongamento, exercício de mobilidade. Esses exercícios foram escolhidos por serem simples e não necessitarem de equipamento. O sedentarismo leva à obesidade e as pessoas com sobrepeso e doenças crônicas, como diabetes, são mais susceptíveis ao coronavírus. Por isso, precisamos nos movimentar”, explica a coordenadora.

Para o professor Phelipe Machado, que já comandou uma das lives, as aulas fazem muito sucesso entre os usuários. “A aceitação do público que frequentava as aulas presenciais no Programa Academia da Cidade foi muito positiva. Quando eles souberam do retorno das lives, ficaram bem animados. Além disso, nesse momento de distanciamento social ,é muito importante incentivar as pessoas a se exercitarem para aumentar o condicionamento físico”, ressalta.  

PAC
O Programa Academia da Cidade tem 27 polos espalhados pelos bairros de Aracaju e tem como objetivo promover atividade física gratuita para a população de todas as idades, supervisionadas por profissionais. Para participar, basta se cadastrar na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou no polo da Academia de cada bairro.
 
Presencialmente, o programa ofertava aulas todos os dias da semana, pela manhã e pela tarde. Atualmente, são mais de 2 mil usuários, 25 profissionais de educação física e 30 estagiários.