Kits de alimentação distribuídos pela Prefeitura são baseados em planejamento nutricional

Agência Aracaju de Notícias
30/06/2020 04h00

As aulas da rede municipal de ensino estão suspensas em Aracaju há mais de três meses, em cumprimento aos decretos emergenciais de enfrentamento ao novo coronavírus. Nesse período, uma das preocupações da Prefeitura de Aracaju foi assegurar a manutenção alimentar e nutricional dos alunos das escolas municipais. Neste sentido, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a gestão tem realizado a distribuição de kits de alimentação para as famílias que têm filhos matriculados nas unidades de ensino da rede.

Essa preocupação vai ainda além quando se coloca o fato de que uma alimentação saudável fortifica o sistema imunológico, tão essencial nos tempos em que a covid-19 já deixou milhares enfermos e outras centenas de vítimas fatais, somente em Aracaju. Assim, para a construção desse kit de alimentação, a Prefeitura contou com planejamento e avaliação de nutricionistas, e também o aval do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (Comae).

No último dia 22, a Prefeitura iniciou mais uma etapa de distribuição de kits que será concluída nesta terça-feira, 1º. Até o momento, 500 toneladas de alimentos já foram distribuídas. Ao final desta etapa, serão 750 toneladas entregues aos estudantes em apenas três meses. 

“O intuito é continuarmos garantindo e viabilizando o desenvolvimento nutricional dessas crianças, afinal, um dos processos que ajudam na evolução da aprendizagem é justamente o aporte nutricional. Uma criança nutrida não perde o potencial de aprendizagem. Tivemos a preocupação de pensar minuciosamente nesse kit. Através da Coordenação de Alimentação Escolar da Semed preparamos o kit e apresentamos ao Conselho, que o aprovou. Vale ressaltar que o kit não é uma cesta básica, de fato, porque o intuito dele é ofertar aos alunos as refeições que ele passou a não ter por conta da suspensão das aulas, ou seja, é um suporte às famílias”, explica a secretária municipal da Educação, Cecília Leite.

Os kits são diferenciados para cada nível de ensino. O kit para os estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é composto por açúcar, arroz, feijão, flocos de milho, leite em pó, macarrão, molho de tomate, pão de cachorro quente e peito de frango. Já para os alunos das creches, o kit contém açúcar, achocolatado, arroz, biscoito maisena, cremogema, feijão, flocos de milho, leite de coco, leite em pó, milho de mugunzá, molho de tomate, nutrilon cereais, óleo de soja, peito de frango e carne moída.

De acordo com a coordenadora da Alimentação Escolar da Semed, nutricionista Joice Barbosa, o kit entregue segue os mesmo parâmetros da merenda ofertada nas escolas, por isso, cada modalidade de ensino tem um cardápio diferente. “Por exemplo, quando as aulas eram presenciais, o número de refeições era de acordo com o tempo que o aluno passa na escola. Agora, o kit é montado seguindo o mesmo pensamento”, ressalta a coordenadora.

Segundo Joice, muitas especificações da merenda e, consequentemente, do kit são determinadas pelo Programa Nacional de Alimentação (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que realiza o repasse da verba para a merenda escolar das redes estaduais e municipais.

De acordo com a Semed, o FNDE determina que, para creches ou alunos de tempo integral, a merenda deve a atender 70% das necessidades nutricionais. Para os alunos de período parcial são 20% das necessidades nutricionais.

“Só que, na realidade de Aracaju, damos mais do que 20% porque sabemos que muitos dos alunos só se alimentam na escola. Um dos princípios da alimentação escolar é favorecer o desenvolvimento, a aprendizagem e crescimento biopsicossocial. Então, para a criança aprender, ela precisa estar bem alimentada. O cérebro precisa de alimento e alimento de boa qualidade. Eles precisam atingir peso e altura adequados, precisam ter o IMC adequado”, salienta a nutricionista.

Após passar pela formulação da Semed, o kit foi avaliado pelo Conselho de Alimentação Escolar. O presidente deste Conselho, Elias Aureliano, destaca a qualidade do que está sendo ofertado pela Prefeitura e a importância desse kit.

“Estamos passando por uma situação excepcional e foi uma ótima iniciativa por parte da Prefeitura. Seria muito pior se, além de não estarem em aula ainda não ter essa alimentação, essa proteção alimentar. A preocupação do Conselho é justamente estar atento ao que é ofertado aos alunos no quesito nutricional e esse kit comporta o que é necessário para a manutenção dos nutrientes necessários, tanto para a aprendizagem como também para fortalecer o sistema imunológico desses alunos. Aprovamos a qualidade e a entrega, e temos observado que tem agradado às famílias, o que é bastante positivo”, pontua Elias Aureliano.