Prefeitura inicia capacitação de mais 30 médicos que irão atuar no HCamp

Saúde
29/06/2020 18h10

Nesta segunda-feira, 29, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou a capacitação de mais 30 profissionais médicos para atuação no Hospital de Campanha. Os profissionais possuem CRM provisório, após o Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese) cumprir determinação judicial de emitir o registro temporário para viabilizar a contratação de médicos aptos a atuar formados no exterior, mas que ainda não possuem o Revalida.

A coordenadora do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps/SMS), Jane Curbani, explica que os profissionais serão treinados diariamente e que receberão todas as orientações de como agir nas mais diferentes situações.

"O Ceps continua sua missão de qualificar os profissionais que estão prestando atendimento nesta pandemia, porque acreditamos que quanto mais capacitados os nossos profissionais, mais humanizados serão os nossos atendimentos. Hoje, apresentamos os protocolos de atendimentos aos médicos que se formaram no exterior e a partir de amanhã [30] vamos abordar situações práticas, como técnicas de intubação e a forma correta de fazer a paramentação e a desparamentação, que são os momentos onde há maior risco de contaminação da doença", detalhou a coordenadora.

O médico responsável pela rede de atendimento aos pacientes com covid-19 na rede municipal de saúde da capital, Flávio Arcângelis, explica que essas capacitações são adequadas tanto para aqueles que têm experiência clínica e que já atuam em outros lugares, quanto para aqueles que estão chegando para atuar no HCamp.

“Com a abrangência desses protocolos, esperamos garantir um bom andamento do trabalho no Hospital de Campanha de Aracaju. Estamos, hoje, finalizando mais uma etapa de formação dos novos médicos que estão chegando, conversamos sobre o fluxo de atendimentos, as condutas clínicas e o nosso manejo clínico interno no Hospital. Discutimos a capacidade instalada, em cada ala do Hospital, e o que nós podemos ou não fazer. Enfim, vamos tentar abordar os principais pontos que permeiam nosso trabalho no cotidiano do HCamp”, afirma Flávio.

Mais contratações
De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, a contratação desses profissionais começou já nesta segunda, mas, paralelamente, há ainda a contratação dos médicos indicados pelo Cremese.

“Recebemos um e-mail do Cremese com uma lista de 115 médicos, dos quais 59 já estariam aptos a atuar. Diante disso, entramos em contato com cada um desses profissionais, enviamos o edital de contratação e solicitamos que eles comparecessem à SMS portando toda a documentação para que pudéssemos dar andamento às contratações”, destacou Waneska.

Conforme o andamento dos dois processos, serão efetivadas as contratações e capacitações dos profissionais e, de acordo com o planejamento, até a próxima semana a gestão espera ativar os outros 92 dos 152 leitos totais do HCamp. Com essa ativação, a Prefeitura amplia ainda mais a capacidade de atendimento dos pacientes que derem entrada pelas portas de urgência e necessitarem de leitos de retaguarda.

A médica cubana Dainese Batista faz parte desses novos profissionais contratados pelo Município. Segundo afirmou, a oportunidade de voltar a trabalhar no Brasil é excelente. "Depois do fim do programa Mais Médicos, parei de atuar aqui, mas agora, com essa nova chance, poderei voltar a trabalhar em Aracaju. O treinamento está sendo muito legal e estou muito animada", comemorou.

Formada na Bolívia, a médica brasileira Noemi Varjão também elogiou a capacitação e a recepção do Município aos profissionais “No nosso primeiro dia, já fomos iniciados em alguns protocolos de fluxos do HCamp, sobretudo sobre o manejo com os pacientes da covid-19. Essa experiência está sendo super interessante, as pessoas estão nos tratando muito bem e esse é um momento muito grave e crítico para a nossa sociedade. Temos que estar juntos fazendo o melhor para a nossa população” declarou.