Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Serviços Urbanos

De forma planejada, Prefeitura mantém regularidade da oferta de serviços urbanos

30/06/2020 11h56

De janeiro a junho deste ano, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) manteve, de forma regular e planejada, todas as ações que, desde 2017, integram os serviços operacionais e visam a limpeza e conservação da cidade. São atividades de varrição, poda, limpeza de canal e recolhimento de entulho, além da coleta domiciliar, acontecendo, diariamente, por meio de centenas de garis e margaridas, em diversos pontos da cidade. A exceção está para serviços operacionais considerados não essenciais, a exemplo da pintura de guias, suspensos por conta da pandemia do novo coronavírus.

Quanto à coleta de lixo nas residências, uma das prioridades dessa gestão, neste período, a empresa recolheu 88.246,83 toneladas de resíduos. O trabalho e empenho da Prefeitura, inclusive, fez com que Aracaju se tornasse a terceira capital do país onde o serviço está universalizado, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C 2019). 

"Desde o início do ano, quando entramos num processo de ressetorização da limpeza pública, principalmente na coleta de resíduos domiciliares, Aracaju ganhou destaque atingindo, diretamente, mais de 98% dos domicílios, e ainda apresentando um excelente percentual no que diz respeito à qualidade na prestação do serviço”, ressalta o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Também, ao longo do semestre, como forma de atender com mais celeridade às demandas pontuais de limpeza, a Emsurb levou para 41 bairros, em regime de mutirão, serviços de coleta de resíduos, capinação, roçagem mecanizada e varrição, tendo este último atingido a marca de mais de 19 mil quilômetros de vias percorridas. Em trabalho intersetorial, a empresa integrou os 16 mutirões de combate ao Aedes aegypti, coordenado e realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e com a coleta de volumosos (móveis, grandes embalagens, sobras de poda, etc) e resíduos da construção civil (RCC) recolheu 61.312,87 toneladas de materiais. Já através do programa Cata Treco prestou 323 atendimentos.

No âmbito da prevenção e no tocante à preparação da cidade para o enfrentamento ao período de chuvas mais intensas, a Emsurb manteve mobilizadas as equipes que desenvolvem o serviço limpeza de canal por três metodologias distintas. Deste modo, a empresa removeu, de forma manual, mecanizada e por barragem móvel, 3.028,43 toneladas de resíduos.
 
Dentre os canais atendidos estão o do conjunto Lourival Batista, Jardim Bahia, na Soledade; Anísio Azevedo, no bairro 13 de Julho; Almirante Tamandaré, no Santos Dumont; e os canais que cortam a região do bairro Santa Maria. Através da tela de contenção, iniciativa idealizada pela própria empresa, trechos de alguns canais foram assistidos e limpos, dentre eles o do conjunto Médici.

O semestre foi ainda de cuidados com as áreas verdes da capital. Conforme dados da Coordenadoria de Podação, neste período do ano, a Emsurb efetivou 10.038 atividades de podagem (formação, limpeza, emergência e adequação), e 421 de supressão, em um trabalho de resguardo e precaução a partir do monitoramento minucioso da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).

Orlas e praias
Mesmo com determinação do fechamento de bares e restaurantes que, consequentemente, diminui a circulação de pessoas nas praias e orlas da capital, foi mantido o padrão da limpeza nesses espaços, principalmente, a partir de fevereiro, com a transição do gerenciamento para a Prefeitura.

Pelo cronograma diário, cerca de 30 trabalhadores fazem os serviços de varrição e coleta de lixo em toda a extensão de areia, no trecho entre o farol do bairro Coroa do Meio até as praias da rodovia Inácio Barbosa. Na orla do Porto Dantas, a gestão municipal, em mais um esforço de combate ao descarte irregular de resíduos, realiza mutirões de limpeza e fez a substituição de papeleiras e a fixação de placas educativas. Já na Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, no Mosqueiro, a empresa está presente por intermédio dos agentes fixos de limpeza.

Enfrentamento da pandemia
Para o combate ao novo coronavírus, uma das ações relevantes da Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb, é a desinfecção de áreas e prédios públicos da capital. Através desta atividade, iniciada em março, dentro dos critérios estabelecidos pelo Comitê de Operações de Emergência, até esta terça-feira, 30, já foram realizados cerca de 290 procedimentos em locais com movimentação constante de pessoas, a exemplo de terminais de integração, unidades básicas de saúde e órgãos da segurança pública.

“A cada semana, ampliamos o nosso raio de atuação para atender a algumas solicitações. Além disso, estamos pulverizando a solução, com hipoclorito de sódio, nos mercados centrais e setoriais (bairros), como forma de promover um ambiente mais seguro para os nossos permissionários e consumidores”, destaca o presidente da Emsurb.