Transmissões das aulas online foram retomadas pelo Programa Academia da Cidade

Saúde
01/07/2020 11h00

Nesta quarta-feira, 1°, o Programa Academia da Cidade (PAC), desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), retomou a transmissão das atividades online. As aulas estão sendo ministradas pelos profissionais de educação física do PAC e transmitidas, ao vivo, pela página oficial da SMS no Instagram (@saudearacaju) as segundas e quartas, às 9h, e terças e quintas, às 16h.

O objetivo das aulas virtuais é estimular a atividade física durante o período de distanciamento social, em razão do novo coronavírus. De acordo com a coordenadora do Programa Academia da Cidade, Maria Rita Braga, a live foi pensada com exercícios simples e direcionada às pessoas que fazem parte do grupo de risco, como obesos e portadores de doenças crônicas.

“São 20 professores em aulas de 30 minutos de exercícios de alongamento funcional, dança e ginástica aeróbica, os quais podem ser feitos em casa, tranquilamente. Durante a quarentena, as pessoas estão em casa e para não ficarem sem se exercitar, decidimos continuar as lives para os usuários se movimentarem, porque o sedentarismo leva à obesidade e as pessoas jovens com sobrepeso e doenças crônicas, como diabetes, são mais susceptíveis ao coronavírus”, explica.

De acordo com o professor Phelipe Machado, as aulas fazem muito sucesso entre os usuários. “A aceitação do público que frequentava as aulas presenciais no PAC foi muito positiva. Quando eles souberam do retorno das lives, ficaram bem animados. Além disso, neste momento de distanciamento social, é muito importante incentivar as pessoas a se exercitarem para aumentar o condicionamento físico”, ressalta.  

Já para a professora Andréia Passos, o retorno no primeiro dia de live superou as expectativas. “Nosso primeiro encontro foi excelente e os usuários participaram ativamente. Além disso, nesse momento de isolamento é muito importante incentivar as pessoas a se exercitarem para aumentar o condicionamento físico”, afirma.

Na quinta-feira, as aulas ocorrem a partir das 16 horas com os professores Cíntia e Ivo.