Prefeitura já distribuiu cerca de 100 mil kits de alimentação para alunos da rede municipal

Educação
01/07/2020 12h13

 

Em três meses, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), já distribuiu cerca de 750 toneladas de alimentos em forma de kits para os alunos da rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira, 1°, foi realizado o último dia de entregas desta terceira etapa, totalizando 32 mil alunos beneficiados.

Em oito dias de distribuição, todas as 74 escolas municipais da capital foram atendidas, perfazendo 250 toneladas de alimentos entregues aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com esta iniciativa, tomada de forma emergencial devido à suspensão das aulas presenciais ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus, quase 100 mil kits de alimentação já foram distribuídos.

Os kits são diferenciados para cada nível de ensino e equivalem ao que o aluno consumiria na escola durante o mês letivo. O kit para os estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA é composto por açúcar, arroz, feijão, flocos de milho, leite em pó, macarrão, molho de tomate, pão de cachorro quente e peito de frango.

Já para os alunos das creches, o kit contém açúcar, achocolatado, arroz, biscoito maisena, cremogema, feijão, flocos de milho, leite de coco, leite em pó, milho de mugunzá, molho de tomate, nutrilon cereais, óleo de soja, peito de frango e carne moída.

"Concluímos com muita satisfação mais uma etapa de distribuição dos kits de alimentação. Mais uma vez, os pais atenderam ao nosso chamado e compareceram para a retirada dos alimentos. Sabemos como esta iniciativa faz diferença na mesa de muitas famílias e é de extrema importância garantir que nossos estudantes continuem tendo acesso à merenda escolar mesmo com as aulas presenciais suspensas", frisa a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

Durante a entrega foram adotadas todas as medidas preventivas necessárias para evitar a propagação da Covid-19, como o distanciamento social, disponibilização de álcool em gel, e o uso obrigatório de máscaras. 

A medida considera a importância da merenda escolar para a segurança alimentar dos alunos matriculados na rede municipal de ensino e os efeitos da pandemia no plano econômico. 

A diarista Andreza Pereira, que tem dois filhos matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, foi uma das mães beneficiadas no bairro Santa Maria.


"Essa é uma iniciativa muito interessante da Prefeitura, pois não ajuda só a mim, que estou desempregada no momento, mas também a muitas outras mães que estão na mesma situação. Eu conheço várias crianças que só têm uma alimentação de qualidade na escola e agora, que estão em casa, podem usufruir disso", destaca Andreza.

A dona de casa Vanúzia dos Santos, além de ter três filhos matriculados na Emef Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão, também é aluna da unidade na modalidade EJA. No dia reservado à entrega de kits da sua escola, ela levou quatro kits para casa. "Veio em boa hora, pois estou desempregada e tenho quatro filhos para sustentar. Vai ajudar a mim e a minha família", afirma Vanúsia.