Prefeitura continua vacinando contra a gripe nas unidades básicas de saúde

Saúde
01/07/2020 15h30

Mesmo com o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e atingindo a meta do Ministério da Saúde, que é 90% da população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua vacinando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pois embora a campanha tenha imunizado mais de 100% da população idosa e dos trabalhadores da saúde, outros grupos prioritários não atingiram a meta

A SMS alcançou a meta no final da campanha com 91,26% do público-alvo em Aracaju, num total de 168.585 doses aplicadas. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões, até agora, 125,93% da população idosa foi imunizada, colocando Aracaju entre as três primeiras cidades do país a vacinar 90% das pessoas com idades acima de 60 anos. Na primeira fase, além da população idosa, os trabalhadores da saúde também foram imunizados de maneira recorde, 128,21%.
 
“Embora a campanha tenha imunizado mais de 100% da população idosa e dos trabalhadores da saúde, outros grupos prioritários não atingiram a meta, a exemplo de crianças de seis meses a seis anos de idade, com 55,14% puérperas com 54,99%, gestantes com 51,58%, e adultos de 55 a 59 anos, com 60,42%. E essa questão tem nos preocupado, porque, em Aracaju, gestantes, crianças, puérperas e pessoas de 55 a 59 anos não estão seguindo a mesma dinâmica dos demais grupos. No âmbito epidemiológico, é preocupante, porque a maioria ainda não está protegida”, enfatiza a coordenadora. 
 
Estratégias para Campanha
Todos os esforços foram feitos pela SMS para a realização de uma campanha de forma segura, neste momento de pandemia. “A gestão proporcionou tanto a vacinação nas UBS, como também a realização de vacinação extramuros, como na modalidade de drive thru, em praças de bairros movimentados”, explica.

Vacinação continua 
Ilziney Simões reforça que, com o fim da campanha, a vacina passa ser ofertada para toda a população, enquanto houver estoque, em todas as UBS da capital, exceto nas oito que estão destinadas ao atendimento de pacientes com sintomas de síndromes gripais. 

“Para receber a vacina, basta levar um documento com foto [RG ou CNH], e o cartão de vacina. A vacina não imuniza contra a covid-19, mas é importante recebê-la, pois o período é de sazonalidade de vários vírus que acometem as vias respiratórias, entre eles, o da influenza, que assim como o coronavírus é também agressivo e perigoso e pode levar a óbito se não for contido”, afirma.