Durante a pandemia, Cras de Aracaju registram aumento do número de atendimentos

Assistência Social e Cidadania
02/07/2020 18h00

Nesses três meses de pandemia do novo coronavírus, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital sergipana registraram aumento do número de atendimentos da ordem de 23%. As unidades da Secretaria Municipal da Assistência Social da Prefeitura de Aracaju são portas de entrada para o acesso da população às políticas públicas municipais e programas sociais do Governo Federal.

De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica da Assistência Social de Aracaju, Carla Vanessa Dória, um dos motivos para o aumento significativo foi a procura para obter informações relacionadas ao Auxílio Emergencial, benefício concedido pelo Governo Federal nesse período de pandemia. Em abril foi registrado o maior índice dos atendimentos. 
 
“As famílias procuraram pelos equipamentos por atendimento presencial e telefônico para obter orientações de como ter acesso ao benefício do Auxílio Emergencial, o que aumentou o fluxo de pessoas em todos os 16 Cras da capital, já que somos responsáveis por realizar o Cadastro Único”, esclarece Carla.
 
Outro importante fator para que houvesse o aumento da procura pelas unidades da Assistência Social foi o número de pessoas endividadas, que cresceu em todo o estado de Sergipe, conforme apontam dados apurados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Por conta disso, a oferta dos serviços dos Cras durante a pandemia tem sido assegurada, mesmo de forma remota. Segundo a diretora de Políticas de Assistência Social de Aracaju, Roberta Salgado, a pandemia fez com que os atendimentos nos Cras aumentassem devido à procura de novos usuários que antes do período, não necessitavam dos serviços ofertados. 

“Quem não precisava de assistência social, agora passou a receber. Trabalhadores autônomos, comerciantes, profissionais liberais, ambulantes, pessoas que não tinham conhecimento do trabalho realizado pela gestão municipal, começaram a nos procurar a partir da divulgação do nosso trabalho nas mídias sociais para receber orientações”, relatou.
 
De acordo com dados da Coordenadoria de Vigilância Socioassistencial da Assistência Social de Aracaju, é possível observar que antes da covid-19, em março, e durante a pandemia, no mês de abril, houve um aumento do número de atendimentos de 23%. A unidade que apresentou o maior índice foi o Cras João de Oliveira Sobral, situado no bairro Santos Dumont. Lá, em abril, foram realizados mais de mil atendimentos por dia, número equivalente a todos os Cras da capital. 
  
Serviços mantidos
Devido às medidas emergenciais de enfrentamento ao novo coronavírus, alguns serviços dos Centros de Referência da Assistência Social estão suspensos para não expor usuários e profissionais ao risco de contágio da covid-19.
 
Os atendimentos do Programa do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif) foram mantidos na unidade para orientar os usuários sobre o momento de pandemia e atender a outras demandas de famílias, quando há necessidade. Porém, as atividades em grupos foram suspensas desde o início da quarentena.
 
Com o objetivo de manter os vínculos com os usuários, os Cras realizam atendimentos virtuais, por telefone e presencial (quando necessário). Para os que se enquadram no grupo de risco o atendimento tem sido feito apenas virtualmente. Além da orientação sobre higienização, também estão sendo distribuídas sacolas lúdicas contendo álcool em gel, sabonete líquido, máscaras e atividades educativas. 
 
Horário de atendimento
O horário de funcionamento de todos os 16 Cras do Município foram alterados. Antes, o atendimento ocorria das 7h às 17h, agora, acontece de 8h às 16h (sem pausa para o almoço), garantindo a assistência necessária à população aracajuana.