Prefeitura capacita equipes odontológicas para retomar procedimentos eletivos

Saúde
07/07/2020 16h50

O atendimento odontológico eletivo, que não se tratava de urgência, estava suspenso, temporariamente, respeitando as recomendações do Ministério da Saúde, dos decretos estaduais e municipais de enfrentamento ao novo coronavírus, e será retomado ainda neste mês. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu mais uma capacitação para as equipes odontológicas de Saúde Bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBS) nesta terça-feira, 7, no Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps). 

Entretanto, nesse período, os usuários não ficaram desassistidos, já que os serviços de urgência e emergência permaneceram de portas abertas. Agora, com o retorno dos procedimentos eletivos, as equipes de odontologia do Município estão se readequando para melhor atender a população, assegurando os cuidados necessários para evitar a propagação do covid-19. 

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da SMS, Helena Santana, foi mantida a urgência e emergência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, onde os usuários que estão com dor ou incômodo, seguem sendo atendidos.

“Em torno de 75% dos atendimentos são eletivos, então, nesse momento de retorno precisamos preparar não somente os ambientes, como também nossas equipes. Com a abertura gradual, o serviço de odontologia do Município vai passar por algumas adaptações, bem como as equipes que realizam o atendimento na rede. A capacitação dos profissionais também está sendo desenvolvida junto à Vigilância Sanitária, que está explicando todas as questões referentes aos cuidados necessários com o retorno das consultas”, destaca.

De acordo com a coordenadora do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), Fernanda Cabral, o atendimento eletivo vai retornar somente depois que todas as equipes passarem pela capacitação.
 
“Mas, vale ressaltar que a população também terá que se adaptar, já que não atenderemos o mesmo quantitativo de antes, para evitar aglomeração nas unidades de atendimento. Além disso, os usuários, mais do que nunca, terão que respeitar, pontualmente, o horário de atendimento, também para evitar a grande circulação de pessoas nos espaços e, desta forma, evitar a proliferação do vírus”, reforça. 

Para o odontólogo da UBS Osvaldo Leite, Alan Assis, é essencial participar destas atualizações que a SMS oferece porque todo o conhecimento serve para agregar. “É preciso que os profissionais estejam seguros do que estão fazendo, afinal, isso também fortifica o paciente, faz com que ele confie ainda mais na equipe que está cuidando da sua saúde e isso é imprescindível. A qualidade do cuidado em saúde e a busca de uma assistência humanizada ao usuário precisam estar presentes”, enfatizou.

Atendimentos
No momento, está regularmente mantida a oferta dos procedimentos de urgência e emergência, no Fernando Franco, de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h; aos sábados, domingos e feriados o serviço funciona durante 24 horas; os atendimentos de urgência continuam, também, sendo ofertado nas UBSs, no período matutino e vespertino.  Exceto naquelas unidades que são de referência para síndromes gripais e, assim, para estes casos o paciente deverá se dirigir à unidade de saúde mais próxima a fim de buscar o atendimento odontológico de urgência.