Equipe multiprofissional garante atendimento humanizado e de qualidade no HCamp

Saúde
07/07/2020 16h20

Estruturado com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, no enfrentamento da covid-19 na capital, o Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar tem porte para 152 leitos, dos quais 102 já se encontram ativos, com perspectiva de ampliação à medida que mais profissionais forem contratados, garantindo assim que os demais equipamentos de saúde já existentes na capital não se sobrecarreguem. 

Quando passou a receber pacientes, em maio, o hospital ofertou, inicialmente, 60 leitos. Entretanto, com o avanço do número de casos, e consequentemente de internações, a Prefeitura de Aracaju se antecipou e ampliou a capacidade de ocupação, com a ativação de mais 42 leitos.

Também foi ampliada a equipe multiprofissional, que atualmente dispõe de 478 profissionais, composta por médicos (107); enfermeiros (95); técnicos em enfermagem (149); psicólogos (6); assistentes sociais (10); nutricionistas (5); fisioterapeutas (35); farmacêuticos (34); e auxiliares de apoio da rede (37). 

E além desses profissionais já contratados, que garantem uma assistência de qualidade aos pacientes internados no HCamp, na semana passada a Prefeitura realizou novo chamamento público para contratação de técnicos de enfermagem para ampliar as equipes que atuam no hospital. O chamamento está regido pelo Edital Nº 06/2020 e o tempo inicialmente previsto para contratação é de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período ou enquanto durar o estado de emergência em saúde pública, reconhecido por meio do Ministério da Saúde (MS), mediante Portaria nº 188/2020.

“Também abrimos ontem [6] mais um chamamento público para contratação imediata de médicos emergencistas. São profissionais que irão aumentar a capacidade de atendimento das nossas equipes, profissionais que possuem experiência em Terapia Intensiva, e que assim como todos que atuam no HCamp, ofertarão um atendimento eficiente com o principal objetivo que é a garantia da vida”, afirma a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

O Edital Nº 08, já disponível no site da Prefeitura, regulamenta a contratação de profissionais que já possuam experiência em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de, no mínimo, um ano, mediante documento oficial do estabelecimento declarante, e residência concluída em cirurgia geral; anestesiologia; clínica médica; infectologia ou medicina intensiva.

Videochamadas no HCamp
Paralelo ao atendimento prestado na unidade, e preocupada em garantir o contato entre pacientes internados e seus familiares, mesmo diante do isolamento que a doença exige, a Prefeitura também tem realizado sistematicamente videochamadas, encurtando a distância e mantendo os familiares atualizados. 

“O serviço funciona como uma ponte entre a família e o paciente que está internado, uma vez que a covid-19 é uma doença altamente contagiosa e, por isso, o usuário não pode ter acompanhante nem receber visitas. Qualquer paciente pode ter acesso, mas temos priorizado os pacientes idosos, visto que normalmente não têm facilidade com a tecnologia, ou ainda os pacientes que não possuem aparelho ou internet. Nos próximos dias a intenção é realizar as videochamadas também para os pacientes internados nos hospitais Nestor Piva e Fernando Franco”, explica a assessora técnica da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde, Ana Régia.  

Os agendamentos são feitos pela equipe do Setor de Serviço Social do Hospital de Campanha, em comum acordo com a família, no momento do internamento, quando são delimitados os melhores horários para o contato. 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaldo Barbosa, localizada no bairro América, foi preparada para receber os familiares dos aracajuanos internados que dispõem de um celular ou internet. No local, foi instalada uma rede com alta velocidade, propiciando uma comunicação de qualidade.