Prefeitura capacita funcionários de UBS para atuar no programa Aracaju pela Vida

Agência Aracaju de Notícias
09/07/2020 17h45

Funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju iniciaram nesta quinta-feira, 9, um ciclo de capacitação voltado à atuação no programa Aracaju pela Vida, criado pela Prefeitura com o objetivo de ampliar o monitoramento dos casos de covid-19 a partir da realização de visitas domiciliares. 

O objetivo é que as equipes das UBS continuem realizando acompanhamento e monitoramento dos usuários até o final dos sintomas ou do período de quarentena. “A ideia é apresentar o programa pessoalmente às equipes e discutir os fluxos e processos dele”, explica a técnica da Rede de Atenção Primária (Reaps) e coordenadora do Aracaju pela Vida, Sindaya Belfort. 

O treinamento será ofertado a diversos profissionais da atenção primária, como enfermeiros, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde e gerentes das UBS, em cinco outros encontros no Centro de Educação Permanente em Saúde (Cepes), da Secretaria Municipal da Saúde. “É importante conhecer quem são essas pessoas monitoradas, as condições dela e quem precisa desse olhar mais atento”, justifica Sindaya.

Segundo ela, as equipes do Aracaju pela Vida são uma extensão do MonitorAju, serviço de acompanhamento remoto de casos suspeitos e confirmados de covid-19, e servem exatamente para que os casos mais preocupantes sejam acompanhados mais de perto. Para isso, é essencial que as equipes sejam treinadas. 

“De maneira que eles possam, além de conhecer o fluxo do programa, identificar o perfil do usuário e perceber a importância deles enquanto funcionários da UBS para dar continuidade a esse monitoramento”, reforça.
 
Na prática, os profissionais devem observar como está acontecendo a evolução do caso, se os pacientes precisam de algum outro encaminhamento ou medicação, além de realizar o teste rápido ou o RT-PCR e a regulação para o internamento em um serviço hospitalar.

“Depois que as equipes do Aracaju pela Vida realizam a visita, quem vai continuar o monitoramento são as equipes de saúde das UBS, e a gente sabe que os casos de pessoas do grupo de risco com covid-19 podem agravar, então esse acompanhamento mais de perto é muito importante”, ressalta Sindaya. 

Sete equipes compõem o Aracaju pela Vida, sendo quatro de manhã e três à tarde, sempre compostas por médico e enfermeiro, acompanhados por um agente comunitário de saúde. “Cada uma sai com um número de visitas para fazer no turno, a partir das informações dos serviços que temos. A UBS, então, é informada e poderá acessar as informações do paciente através do prontuário eletrônico”, explica a técnica. 

Para além disso, ela diz que o treinamento serve para que os funcionários compreendam que há várias redes em Aracaju e que é preciso comunicação entre elas, já que esses pacientes podem passar por algum ou vários serviços. “Essa comunicação entre os serviços é fundamental”, assegura Sindaya. 

A Enfermeira Jussânima Oliveira, assistente da Atenção Primária da Secretaria da Saúde, também é responsável pela capacitação. “O encontro serve para alinharmos os fluxos e vermos se existe alguma sugestão, por parte deles, já que estão na ponta do serviço e conhecem a realidade do território que a UBS cobre”, afirma Jussânima, que ressalta: “durante a visita, toda a equipe está paramentada”. 

Gerente da UBS Lauro Dantas, Winne Nécia Santos Andrade participou da capacitação e já se prepara para ofertar, através da equipe, esse olhar diferenciado com os casos que chegarem por lá. “Estamos aqui adquirindo o conhecimento necessário para atuar junto ao programa e desenvolvê-lo junto à nossa equipe, a fim de aprimorar o atendimento aos usuários”, declara.

Segundo Winne, é um momento desafiador, que requer de fato esse olhar com o público-alvo. “A gente tem que trabalhar de modo a ajudar a todos da melhor maneira, e esse é um momento importante de aprendizado em prol da saúde dos usuários”, garante. A capacitação segue até o dia 26.