Cras do bairro Soledade fortalece trabalho sociopedagógico junto à comunidade local

Assistência Social e Cidadania
16/07/2020 17h00

Com o objetivo de dar continuidade às atividades socioeducacionais para os meninos e meninas referenciados pelos Centros de Referência de Assistência Social, a Prefeitura de Aracaju realizou, nesta quinta-feira, 16, a entrega de kits educacionais às crianças e adolescentes com o vínculo ativo com o Cras Carlos Hardman Cortês, localizado no bairro Soledade.
 
A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Assistência Social, faz parte das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) durante a pandemia. Apesar da suspensão das atividades presenciais, as equipes vêm acompanhando virtualmente os usuários. 

De acordo com a Coordenadora do Cras Carlos Hardman Cortês, Ana Maria Freitas Farias Silva, a entrega desse kit é a prova do compromisso dos profissionais, os quais se mantêm engajados na continuação desse importante serviço.
 
“Um dos pilares da política pública da Assistência Social é a orientação através dos serviços. Neste momento, precisamos fortalecer cada vez mais o elo que nos liga à comunidade. Então, continuamos fornecendo informações, fortalecendo os vínculos dos nossos usuários e cumprindo com a nossa missão social”, explica a coordenadora.

Com as atividades sendo realizadas à distância, respeitando o isolamento social, o Cras Carlos Hardman Cortês deu continuidade nos exercícios com as crianças e adolescentes que receberam um kit que contém uma cartinha com informações sobre as precauções e cuidados com a covid-19, além de atividades lúdicas direcionadas ao público-alvo, com desenhos, tintas e atividades planejadas de acordo com as temáticas quinzenais e uma máscara para cada integrante da família. 
 
Para a psicóloga e referência técnica do serviço de convivência, Naiara França da Silva, o objetivo dessa ação é proporcionar um momento de aprendizagem e conhecimento aos usuários durante a pandemia.
 
“Com as atividades preparadas pela equipe aqui do Cras, nossas crianças e adolescentes vão poder adquirir novas habilidades nesse momento delicado, assim como também aprender a se prevenirem”, explica a Naiara.

A ideia da entrega dos kits educativos já vem sendo realizada em outras unidades da capital sergipana, e visa fortalecer ainda mais os vínculos familiares e comunitários neste momento de isolamento social.

Para o educador social Wagner de Santana, essa também é uma maneira de as famílias não perderem o vínculo com o Cras. “Mesmo com o atendimento a essas famílias de forma remota, nós ainda víamos a necessidade de outra maneira de ensinar, de levar novos conhecimentos para eles Foi a partir daí que começou a serem elaboradas estratégias de fortalecimento de vínculo para que mesmo na pandemia a gente continuasse a ter um contato com atividades mais dinâmicas e lúdicas”, destaca.

A estudante Gisnara Layane, usuária do Cras Carlos Hardman, foi logo cedo na unidade socioassistencial pegar o seu kit.  “Vai ser muito legal tanto para mim quanto para meu irmão fazer essas atividades de casa. É uma oportunidade de aprendizagem e também de matar a saudade do nosso Cras”, disse. 

A autônoma Gilenilde Barbosa Ramos afirma que o Cras Carlos Hardman Cortês sempre deu apoio e cumpriu com o seu papel e, com essa entrega de kit, tem certeza que a educação de seu sobrinho terá continuidade.
 
“Muito boa essa ação aqui do Cras de continuar nos ajudando na educação dos nossos pequenos diante dessa situação delicada em que estamos. Sem dúvida, essas orientações são muito necessárias”, opinou Gilenilde.