Prefeitura divulga programação semanal de formação continuada de professores

Educação
27/07/2020 09h32

A formação continuada de professores continua sendo um dos focos da Prefeitura de Aracaju. Por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a gestão municipal tem buscando temas pertinentes ao momento de pandemia, em que se desenha um novo modelo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, as formações fortalecem o compromisso dos profissionais da Educação. Nesta semana, com o tema ‘Material didático e ferramentas digitais’, a formação será, mais uma vez, realizada de forma online.

A formação é realizada por meio do Projeto Horas de Estudo, promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação continuada de Educação (Ceafe/Semed), que oferece formação continuada para os professores da rede, e continua disponibilizando cursos online durante a suspensão das aulas. De acordo com a coordenadora do Ceafe, Gabriela Zelice, o novo cronograma de formação continuada para os professores foi organizado na perspectiva de atender a esse momento de pandemia.

“Dando sequência ao plano de formação que está contido nas diretrizes educacionais para o contexto da pandemia, elaborado pela Semed, toda essa semana de Horas de Estudo será para discussão sobre material didático e utilização das ferramentas digitais. Então, os professores se reúnem para discutir e socializar a produção dos módulos não presenciais das atividades elaborados pelo Departamento de Educação Básica, o DEB”, explica Gabriela.

Retomada
De acordo com a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, além da recomendação do parecer do Conselho Nacional de Educação, a Semed publicou uma portaria que institui as atividades curriculares complementares não presenciais. O documento regulamenta a oferta de atividades pedagógicas não presenciais a serem desenvolvidas pelas unidades de ensino da rede municipal de Aracaju, para cômputo da carga horária mínima anual obrigatória do ano letivo de 2020, objetivando manter a garantia do direito à Educação.

“Agora estamos na fase de formação dos professores, que precisam estar preparados para essa nova forma de ensinar e aprender que surge por conta da pandemia. Observando todo o debate nacional e estadual acerca da retomada das atividades ainda durante a pandemia, e observando, também, as demandas desses estudantes e de seus responsáveis, que solicitaram às escolas sugestões de atividades pedagógicas para este período, a Semed iniciou a construção de um plano de retomada das atividades. Nosso objetivo é garantir a continuidade da aprendizagem dos nossos alunos, para isso, buscamos nos reinventar e encontrar maneiras inteligentes de continuar transmitindo este conhecimento”, pontua Cecília.

O programa Horas de Estudo retomou as atividades no última dia 6 de julho, com o fim das férias coletivas dos professores da rede municipal de ensino de Aracaju, e prossegue até o dia 28 de agosto deste ano. Além dos temas já abordados, como ensino híbrido e a formação sobre o diário eletrônico, os profissionais também receberão formação sobre outras temáticas, como Educação Infantil em Tempos de Distanciamento Físico.