População reconhece importância do mapeamento da covid-19 feito pela Prefeitura e UFS

Saúde
28/07/2020 12h01

No segundo dia de pesquisa, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS) retornaram aos bairros da capital para conclusão das coletas que subsidiarão o mapeamento de prevalência da covid-19 em Aracaju.

A ação é fruto de mais uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a UFS, no âmbito do Projeto EpiSergipe. A pesquisa também fornecerá dados referentes a mortalidade no município e a relação com a ocupação de leitos de UTI.

Com base na metodologia de trabalho aplicada, as equipes se dividiram pelos bairros da capital, abordando os participantes diretamente em suas residências. Para cada imóvel escolhido, uma pessoa é convidada a fazer o teste e participar da pesquisa.

Cada equipe é composta por três profissionais, sendo dois da Secretaria da Saúde e um da UFS. São realizados testes rápidos, com média de 15 minutos para entrega do resultado, e quando o teste apresenta resultado positivo também é feita a coleta de sangue, para sorologia.

“Temos dez equipes trabalhando simultaneamente e cada equipe faz uma média de 40 testes nos dois dias, dividindo esse quantitativo por turno em cada bairro. Numa avaliação preliminar, sem finalizar todas as coletas, notamos que a população tem recebido as equipes de forma positiva e entendido a finalidade do projeto”, afirma a coordenadora da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde da SMS, Débora Oliveira.

População aprovou
A equipe liderada por Débora percorreu nesta terça-feira, 28, o bairro Luzia, onde teve como meta a realização de 20 coletas ao final do dia. E a primeira moradora do bairro a participar do estudo foi a professora Suelaine Mota da Silva, que não hesitou em participar do estudo.

“Acho muito importante esse trabalho que vocês estão fazendo. Estou trabalhando em casa, de forma limitada, mas sempre oriento seguir com a higienização das mãos, o uso de máscara, e como acabamos recebendo pessoas em casa, fazer o teste dá uma segurança maior”, reconhece Suelaine.

Outro morador que também aprovou a testagem em domicílio foi o senhor Gilderlan Carvalho. Mesmo com toda a família se preservando com o distanciamento e isolamento social, e nenhum membro ter tido contato com o vírus, ele apoiou a pesquisa.

“É muito importante porque temos seguido as orientações de isolamento, de proteção, mas é uma oportunidade para ter certeza se tivemos ou não contato com o vírus”, disse Gilderlan.

O senhor Marcos Valença também elogiou a ação. “É tão importante, e nós devemos respeitar esse trabalho. É um benefício para todos, importantíssimo! Na porta de casa, rápido, estão fazendo um trabalho muito especial”.