Reforço Pedagógico ofertado pela Prefeitura aproxima alunos das escolas na pandemia

Agência Aracaju de Notícias
30/07/2020 04h00

Com o objetivo de intensificar a inclusão dos alunos da rede municipal de ensino nas atividades curriculares fundamentais não presenciais, já que as aulas presenciais estão suspensas devido à pandemia da covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), criou o projeto "Reforço Pedagógico", um canal para que os alunos tirem suas dúvidas sobre as atividades realizadas em casa, utilizando a internet ou o telefone. 

O projeto, que está em funcionamento desde o dia 21 de julho, tem recebido uma aceitação positiva por parte do alunado e seus familiares, o que vai permitir à Semed dar continuidade ao serviço no momento pós pandemia.
 
O atendimento é realizado das 8h às 12h e das 13h às 17h, através de um chat, que pode ser acessado no portal 'A Escola Vai Até você', e também pelo telefone, tudo prático e didático.

"A ideia principal é não deixar nenhum aluno para trás, porque, na verdade, muitos pais não têm condições de ajudar seus filhos na resolução das tarefas e o objetivo é fazer com que eles recebam as tarefas dos professores, participem das aulas remotas, mas que no desenvolvimento das tarefas eles contem com esse suporte. Devido ao sucesso, nós temos a intenção de permanecer com o projeto após a pandemia", afirma a secretária municipal da Educação, Cecília Leite.
 
Salas
De acordo com a diretora do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe/Semed), Gabriela Zelice, para o funcionamento do reforço pedagógico foram reservadas quatro salas e cada uma delas equivale a componentes curriculares específicos. Além disso, quatro monitores de licenciaturas fazem o atendimento, conforme sua área de graduação.

"O projeto funciona como um reforço escolar das atividades curriculares fundamentais não presenciais. O Departamento de Educação Básica elaborou as atividades curriculares não complementares para os professores estarem trabalhando com os alunos nesse momento de suspensão das aulas. Eles estão desenvolvendo atividades impressas em casa e, quando surge uma dúvida, ou acessam a plataforma 'A Escola vai Até Você' e, pelo chat, vai ser atendido por um estagiário de licenciatura do componente curricular para esclarecer as dúvidas do conteúdo, ou faz a ligação", explica a coordenadora. 
 
A coordenadora diz ainda que, para as dúvidas sobre Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física, os alunos devem entrar em contato com o número 98865-6854. Já para questões de Ciências e Matemática, o número é 99131-0147. Quando a dúvida for sobre História, Geografia e Ensino Religioso, o contato é o 99125-5945. Os anos iniciais do Ensino Fundamental têm um contato próprio para as dúvidas, que é o 98162-2612.
 
"O aluno tem acesso tanto à ligação quanto via WhatsApp. A ideia é possibilitar vários canais de acesso ao conhecimento. Ele recebe as atividades impressas e recebe esse reforço escolar online para esclarecer dúvidas de conteúdo", esclarece, ao reiterar que cada escola organiza a entrega do material, para não haver aglomeração. Em alguns casos, em que o aluno não possa buscar o material, a escola leva em casa. 
 
"A Semed está oferecendo as atividades de forma impressa e online. Quem não tem conectividade em casa, vai receber as atividades impressas. Quem tem conexão com a internet em casa, vai na plataforma, que também oferece chat e objetos digitais de aprendizagens, como vídeo aulas, jogos, vídeos, brincadeiras. A grande importância desse atendimento é possibilitar outros caminhos de acesso ao conhecimento, considerando as condições de cada estudante", considera.
 
Gabriela Zelice destaca ainda que os conteúdos são autoinstrucionais, isto é, aquelas que os alunos conseguem responder sozinhos. "Essas atividades são complementares, que pegam contexto da pandemia e relaciona com métrica, contas, interpretação de texto, espaço geográfico", diz, ao concluir que as atividades já valem como carga horária não presencial do ano letivo.
 
Atualmente, mais de 32 mil alunos compõem a rede municipal de ensino.