Prefeitura leva ações de combate ao Aedes aos bairros Olaria, Ponto Novo, Luzia e Lamarão

Saúde
28/07/2020 13h10

Seguindo o Plano de Intensificação das Ações, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém o trabalho de combate ao Aedes aegypti e divulga, nesta terça-feira, 28, as atividades de combate ao mosquito que serão desenvolvidas ao longo desta semana.

Até o momento, o Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti já notificou, em Aracaju, 813 casos de dengue, 500 chikungunya, e 17 de zika. De acordo com o gerente do Programa, Jeferson Santana, a mobilização tem como meta combater o vetor, evitar epidemias e óbitos em decorrência de doenças como a dengue, chikungunya e zika.

“Nesta terça, 28, o fumacê costal ocorre no bairro Olaria. Na quarta, dia 29, no bairro Ponto Novo e dia 30 no Luzia. A aplicação do fumacê costal é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h, que é o horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. É importante destacar que a aplicação do fumacê não diminui a responsabilidade do cidadão, que precisa ficar atento ao acúmulo de água em casa”, explica.

Dados
Os bairros incluídos no cronograma desta semana são locais onde se tem registro de infestação do mosquito, e que historicamente preocupam pelo número de casos. “O bairro Olaria apresenta o total de 46 casos notificados de dengue, 20 casos de chikungunya e nenhum de zika. Já o bairro Ponto Novo apresenta 35 casos notificados de dengue, 22 casos de chikungunya, e dois casos de zika. E o bairro Luzia apresenta 22 casos notificados de dengue, 31 casos de chikungunya, e um caso de zika. Dessa forma, as ações desenvolvidas se tornam mais necessárias, e o apoio da população é fundamental”, enfatiza.

Colaboração da população 
Jeferson reforça que devido à reformulação da abordagem das equipes, a atuação dos agentes se baseia na orientação sobre como a população pode identificar e eliminar possíveis focos. E nesse período de pandemia e distanciamento social, a colaboração de todos é fundamental.

“Durante a semana, o trabalho dos agentes continua nas residências, realizando a ação de educação e saúde. Orientamos o morador a fazer uma busca detalhada no imóvel, e numa possível identificação de algo de risco, ele possa fazer o controle. A mudança entre sol e chuva geralmente leva ao acúmulo de água, daí é importante que o morador perceba essa característica desse depósito e elimine”, afirmou.

Mutirão
No próximo sábado, dia 1º de agosto, com o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria do Meio Ambiente, a SMS realiza mais um mutirão, desta vez no bairro Lamarão, partindo da igreja católica. O bairro apresenta 17 casos notificados de dengue, cinco casos de chikungunya, e nenhum de zika.