Moradores do loteamento São Carlos reconhecem importância da urbanização do canal

Obras e Urbanização
29/07/2020 08h00

"Eu fico é muito feliz em estar ouvindo o barulho das máquinas porque sei que isso vai acabar com outro barulho bem pior que é o zumbido dos mosquitos". É assim que o pescador José Sacramento encara a obra estruturante que a Prefeitura de Aracaju está realizando no loteamento São Carlos, bairro Olaria, sobretudo a parte da urbanização do canal que corta o loteamento. "A gente sempre sonhou em acabar com este canal a céu aberto e essas pontes feitas de madeiras. Com a graça de Deus vou viver muito ainda para usufruir deste lugar depois que a obra acabar", diz o septuagenário José.

A obra, cujo andamento empolga a comunidade local, é a concretização de um projeto urbanístico no qual estão sendo investidos quase R$3 milhões, em recursos conveniados, e que prevê, além da revitalização do canal, a implantação do sistema de microdrenagem com a construção de um emissário, estação elevatória de esgotamento sanitário e pavimentação de ruas. É justamente esta perspectiva de mudanças que agrada a quem já sofreu sem saneamento básico.

A dona de casa Ana Lúcia Santos diz que pouco abre as portas de sua residência porque teme a entrada de algum animal de pequeno porte. Entretanto, ela crê que, com a obra, "tudo vai mudar e poderei até sentar na calçada". "Para proteger meus filhos de doenças eu prefiro ficar dentro de casa mas pelo que estou vendo muita coisa vai mudar para melhor porque só de cobrir o canal é uma vitória para todos nós", comemora a dona de casa.

O pedreiro Ilton da Conceição faz questão de "fiscalizar" a obra e reconhece a magnitude do impacto positivo do projeto para os moradores do São Carlos. "Realmente vai mudar muita coisa e muitos problemas que existem hoje vão desaparecer", avalia. '"Eu sei como é complicado fazer obra com tempo chuvoso mas a gente está paciente porque sabe que daqui a pouco vai estar tudo maravilhoso aqui", afirma.

Também satisfeito com o ritmo de execução do projeto, o autônomo José da Silva, morador recente do loteamento, já reconhece os benefícios do investimento feito pela Prefeitura em sua comunidade. "Brinco com meus vizinhos que foi um pedido meu que garantiu que essa obra acontecesse, mas sei que foi o poder público quem fez e somos gratos por tudo. Somos cidadão e sabemos cobrar mas também reconhecer", frisa o morador.

Andamento
Com cerca de 40% de todo o projeto já executado, a obra está na fase de escavações, complementação e interligação da drenagem e confecção e assentamento das macrocélulas que criarão um canal subterrâneo. Assim, frentes de trabalho estão atuando nos arredores do canal para garantir que as redes de micro e macrodrenagem que serão criadas não tenham problemas de fluxo das águas.

O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, avalia o andamento e destaca o compromisso em realizar cada etapa com rigor técnico e celeridade. "Quando é possível os serviços adiantam, mas há determinados detalhes que precisam de mais tempo para serem avaliados e executados e como se trata de um canal aberto que desaparecerá, dando lugar a um subterrâneo, nada pode sair dos parâmetros da engenharia", argumenta, ao destaca que esta "é uma obra que vai reconfigurar profundamente a paisagem do São Carlos".