Prefeitura assegura serviço de castração durante a pandemia

Saúde
29/07/2020 13h20

Desde janeiro desse ano, a equipe do Castramóvel, serviço da Prefeitura de Aracaju, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde, concentrou a castração de cães e gatos na sede do Centro de Controle de Zoonose (CCZ), localizado no Centro Administrativo do bairro Capucho, na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1081. E mesmo diante das limitações de acesso por conta da pandemia, o CCZ realizou, de janeiro a junho, 914 castrações [886 em felinos e 28 em caninos].

Ainda no que se refere ao atendimento desses animais, no primeiro semestre de 2020 também foram realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses, 406 consultas e 161 coletas LVC, na triagem veterinária. Já a vacinação antirrábica, de janeiro a junho imunizou 47 cães e 48 gatos.

“Tivemos que suspender por um breve período a castração em cães, porém o serviço já foi retomado, e todos os animais que já foram cadastrados estão na prioridade desse atendimento. E à medida que novos animais forem listados, iremos respeitar a ordem de cadastramento”, explica a gerente do CCZ, Marina Sena.

Sendo essa a primeira etapa antes da castração, como forma de reduzir aglomerações, e para orientar a população sobre como o serviço está sendo ofertado, antes de se dirigir até o CCZ, o tutor deverá entrar em contato por telefone, através do 3179-3564, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 15h.

De acordo a gerente do CCZ, por conta da pandemia, os cadastramentos estão sendo realizados com um mês de intervalo. O último cadastramento foi feito na primeira semana de julho, e seguindo essa nova dinâmica, a previsão do próximo período de cadastramento será o mês de setembro.

“Por isso é importante que o tutor entre em contato por telefone, para não sair de casa sem necessidade. Após receber as orientações, já ciente do cronograma de cadastramento, o tutor residente em qualquer bairro da capital, deverá se dirigir até a sede do CCZ, conforme agendado, levando cópia do RG, comprovante de residência e comprovante de renda, que pode ser contracheque recente ou, caso não tenha, a ficha resumo do Cras”, explica a gerente do CCZ, Marina Sena.

No momento, as castrações são realizadas em caninos (apenas machos) e felinos (machos e fêmeas), mas de acordo com a gerente do CCZ, a equipe está se preparando para, em breve, iniciar a oferta de castração em cadelas e ampliar o serviço. “É uma demanda crescente, e para atender ainda melhor a população, após a qualificação da equipe, também passaremos a castrar as fêmeas caninas”, diz Marina.

Para participar os animais devem ter idade entre cinco meses e oito anos; os tutores devem ter renda de até 1,5 salário mínimo; cada família poderá cadastrar até cinco animais. Os animais comunitários, que vivem em locais públicos, poderão ser esterilizados, desde que alguém se responsabilize e tenha um lar temporário para a recuperação pós-cirúrgica. Os animais de ONGs cadastradas no CCZ poderão ser castrados, conforme programação específica.