Prefeitura vai disponibilizar cursos da Escola de Governo em formato online

Planejamento e Orçamento
30/07/2020 16h10

A Escola de Governo e Administração Pública da Prefeitura de Aracaju (Esgap), vinculada à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), passará a utilizar a modalidade de ensino digital. O objetivo é que o servidores municipais continuem sendo capicitados durante o período de distanciamento social.
 
As atividades presenciais da Esgap estão suspensas desde março, atendendo a decreto municipal emergencial de enfrentamento do novo coronavírus. A capacitação online surge como uma alternativa ao modelo presencial, adequando-se às necessidades das secretarias e alinhada com o Planejamento Estratégico da gestão.

Segundo o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, mesmo durante o período de suspensão das atividades presenciais, a administração mantém o empenho para proporcionar mais formas de investir na capacitação dos servidores.

“A formação profissional é de fundamental importância para a satisfação do servidor e também para a qualidade do serviço público. A Esgap é um instrumento de formação contínua que a gestão oferta aos funcionários e, neste modelo online, vai proporcionar uma interação e uma relevante troca de experiências”, avalia o secretário.

A live de lançamento, que terá como tema “Desafios da capacitação dos servidores na pandemia”, será realizada dia 4 de agosto, às 17h, através do perfil no Instagram da escola (@esgapaju). O encontro será mediado pelo diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, e terá a participação do superintendente do Sebrae/SE, Paulo do Eirado, e do coordenador do Planejamento Estratégico e Monitoramento da Prefeitura,  Júlio Figueira. Ao longo do mês, outras transmissões ao vivo, com temas variados, serão realizadas.

“O objetivo é dar continuidade às ações planejadas para o ano de 2020, utilizando as tecnologias e plataformas digitais, modernizando-se. Desde o início da pandemia, estamos incentivando a realização de cursos online gratuitos em diversas instituições, além de  estimular a leitura entre os servidores. E agora, em agosto, iremos realizar os nossos próprios cursos”, explica Bosco.

Desempenho da Esgap
No primeiro trimestre de 2020, a Escola de Governo realizou 12 cursos, com 531 participantes, e quatro oficinas, com 167 ouvintes. Além disso, promoveu  uma Roda de Conversa, que com contou com 80 pessoas, resultando em 778 servidores beneficiados. Com esse resultado,  a Esgap atingiu 5.461 servidores capacitados, superando a meta prevista para o final do projeto.

“O volume de servidores capacitados diretamente pela Esgap ou através de parcerias, hoje, é uma referência. Vamos seguir trabalhando para que esse padrão permaneça e possamos levar cada vez mais qualificação a nossas equipes. Isso é investir e valorizar o nosso servidor”, pontua o secretário Augusto Fábio.