UBSs em horário estendido já atenderam mais de 22 mil pessoas

Saúde
31/07/2020 13h30

A partir do Plano de Contingência para enfrentamento ao novo coronavírus, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), adotou diversas medidas para melhorar o fluxo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, consequentemente, otimizar o atendimento aos usuários.

Fazem parte desse conjunto de ações a ampliação do horário de atendimento de nove UBSs, medida adotada como estratégia para controlar a proliferação da covid-19, a não aglomeração de pessoas no mesmo horário nas Unidades, e com a proposta de melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços oferecidos para a população. Desde então, essas UBSs já realizaram, até esta sexta-feira, 31, de acordo com levantamento da Rede de Atenção Primária (Reap), 22.974 atendimentos.

Até o momento, as unidades que estão trabalhando em horário diferenciado, de segunda a sexta, das 7h às 19h, são: Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Francisco Fonseca (18 do Forte), Max Carvalho (Ponto Novo), Antônio Alves (Atalaia); Dona Jovem (Bairro Industrial), Manoel de Souza (conjunto Sol Nascente), Santa Terezinha (Robalo), Joaldo Barbosa (Bairro América) e José Calumby (Jardim Centenário).

“Essas Unidades têm como principal objetivo realizar o atendimento de usuários que não tinham tempo de ir às UBSs no horário normal de atendimento, por isso, começaram a solicitar que o horário fosse estendido e assim fizemos. A ideia é abranger outras unidades assim que for possível”, destaca a coordenadora da Estratégia da Saúde da Família, Patrícia Gonçalves. 

Vacinas
Os serviços mais procurados nas Unidades com horário estendido são consultas, procedimentos e aplicação de vacinas. Segundo a coordenadora de Imunização da SMS, Ilziney Simões, logo no início da pandemia, houve redução da procura das pessoas pelas Unidades devido ao medo de contágio pelo novo coronavírus.

“A partir de maio, as nove Unidades com horário estendido aumentaram gradativamente as doses aplicadas para crianças, adolescentes e adultas. Em abril, foram 5.41; maio 8.173; junho 8.;e em julho 9.003. Estender horário de funcionamento as UBS é uma alternativa para possibilitar que os usuários tenham acesso ao serviço de vacinação, pois muitos trabalham o dia todo e não têm tempo para a prevenção por meio de vacinas no horário normal do expediente. A população deve aproveitar todas as oportunidades ofertadas para atualização da situação vacinal, para que a pandemia da covid-19 não seja agravada pela ocorrência de doenças preveníveis por vacinação”, reforçou Ilziney.