Prefeitura leva mutirão de combate ao Aedes ao bairro Lamarão

Saúde
01/08/2020 11h45

A Prefeitura de Aracaju segue atuando de forma planejada no combate ao Aedes aegypti, através do Plano de Intensificação, que contempla o trabalho intersetorial no mutirão de combate ao mosquito, coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Secretaria do Meio Ambiente.

Neste sábado, 1º, o mutirão aconteceu no bairro Lamarão, que atualmente registra 17 casos notificados de dengue e cinco casos de chikungunya. O gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Jefferson Santana, explica que a inclusão do bairro no cronograma de mutirões se deu, justamente, pelos índices de notificação.

“Essa região tem nos preocupado pelos casos notificados, e por isso viemos para cá, juntamente com as equipes de agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. Também em parceria com a Emsurb, para que a gente possa conseguir remover a maior quantidade possível de criadouros e depósitos de água parada”, afirmou Jeferson.

E mesmo com a regularidade no trabalho das equipes, a população também deve colaborar fazendo sua parte para que o número de notificações seja o menor possível. Nos seis primeiros meses de 2020, dos 1.450 casos notificados, 255 foram confirmados, sendo 128 casos confirmados de dengue, 121 de chikungunya e seis de zika.

Todos protegidos

E para que esse trabalho aconteça de forma segura para servidores e toda a população assistida pelas ações, a Prefeitura garante a regularidade da oferta dos serviços, adaptando-os à realidade de pandemia e seguindo todas as medidas de proteção. Nesse sentido, a Secretaria Municipal da Saúde fornece continuamente Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), administrando-os conforme a necessidade de uso dos trabalhadores.

“Disponibilizamos para todos os envolvidos no mutirão, máscaras, álcool 70% e luvas, para que todos possam, na realização do seu trabalho, também estar protegidos e protegendo os outros da covid-19”, ressaltou Jeferson Santana. Da mesma forma, o fornecimento dos equipamentos é assegurado aos agentes em todos os demais trabalhos realizados pelas equipes durante a semana.

Antônio Carlos é supervisor da 7ª Região, e atuou juntamente com os agentes no mutirão deste sábado. “Sou supervisor de campo, e temos o nosso supervisor geral, que recebe esse material no CCZ e repassa para que a gente distribua para os agentes. Quando esse quantitativo vai acabando, solicitamos ao supervisor, que também faz uma nova solicitação no Zoonoses. Esses equipamentos são de suma importância para a gente e a comunidade, evitando a propagação do vírus, o que nos deixa mais seguros”, destacou.