Prefeitura inicia no Santa Maria e 17 de Março quarta etapa de entrega de kits de alimentação

Educação
03/08/2020 16h30

Segundo o observatório social de Aracaju, o bairro Santa Maria é a localidade de maior vulnerabilidade social da capital. Diante disso, o bairro foi o primeiro contemplado, nesta em mais uma etapa da distribuição dos kits de alimentação escolar, promovida pela Prefeitura de Aracaju. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), foi iniciada nesta segunda-feira, 3.

Ao todo, sete escolas dos bairros Santa Maria e 17 de Março iniciaram a quarta ação de distribuição dos itens. Cada aluno tem direito a um kit e, a família que tiver mais de uma aluno matriculado na rede municipal, retira a quantidade de kits equivalente.

"Iniciamos hoje a quarta fase de distribuição dos kits, mais uma vez, pelo Santa Maria. Amanhã [4], daremos continuidade com outra região, ainda seguindo os critérios de vulnerabilidade, mostrados no mapa da fome. Desde o dia 20 de julho, iniciamos o processo de aulas à distância, com o programa A Escola Vai até Você, garantindo, assim, que os nossos alunos tenham alimentação e continuidade do aprendizado neste momento de pandemia", destaca a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

Esta é a quarta vez que a dona de casa Ediana Marques Cruz retira o kit de alimentação na Emef Papa João Paulo II. Ela conta que a ajuda chegado em boa hora. "Está me ajudando muito porque fiquei sem trabalho, vivo do salário mínimo do benefício do meu filho, que é cardíaco. Tenho duas crianças para alimentar e minha netinha estuda aqui nessa escola, que é uma mãe pra gente. Só tenho agradecer a Deus, à escola e à Prefeitura", frisa Ediana.

Nesta etapa, serão distribuídas cerca de 250 toneladas de alimentos, beneficiando 32 mil alunos de 74 escolas. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, quando as aulas foram suspensas, a Prefeitura de Aracaju iniciou a distribuição dos kits, que equivalem a um mês de alimentação escolar, garantindo o reforço nutricional dos estudantes. Ao final desta etapa, a administração municipal totalizará uma tonelada de alimentos entregue com recursos próprios.

A dona de casa Acássia de Oliveira Santos aprovou tanto a entrega dos kits, como também a distribuição de atividades pedagógicas pela Emef José Souza de Jesus, no 17 de Março.

"Tanto o kit veio em uma boa hora, porque às vezes não temos nada para dar para as crianças, como as atividades também, pois eles ficam mais dentro de casa, estudando, e nós, mães, podemos ajudá-los a responder", conta Acássia.

A entrega dos kits de alimentação conta, mais uma vez, com o apoio das Forças Armadas para auxiliar na segurança e na logística. Nas escolas, é permitida a entrada de apenas uma pessoa por família, e o uso de máscara é obrigatório.

Nesta terça-feira, dia 4, a Semed realizará a entrega dos kits de alimentação nos bairros Farolândia, Aeroporto e Zona de Expansão.

Em caso de dúvida sobre a entrega dos kits, os pais ou responsáveis podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Semed, nos telefones (79) 3179-1538, 3179-1574 ou ainda pelo WhatsApp 98106-2969.