Prefeitura assegura às orlas padrão dos serviços já realizados nas demais áreas da cidade

Serviços Urbanos
05/08/2020 12h45

Desde março, com a transição integral do gerenciamento das orlas da Atalaia e Porto D’anta para a Prefeitura de Aracaju, os serviços de limpeza e conservação dos espaços públicos, ofertados regularmente à população, passaram a ser executados, também de maneira contínua, nestes locais. Dessa forma, o município passou a trabalhar em prol da manutenção e revitalização das áreas verdes, transformando positivamente ambos os cenários.  

Nos espaços da Orla da Atalaia, região Sul da cidade, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) prossegue com as tarefas de recolocação da grama danificada e substituição de algumas plantas ornamentais que compõem os arranjos dos jardins, com prioridade aos canteiros situados nos principais locais de visitação. Até o momento, o trabalho já contemplou áreas como o entorno do Oceanário de Aracaju e a região dos lagos.

No planejamento voltado à manutenção estrutural, no fim de junho, equipes da empresa municipal fizeram a retirada do alambrado que cercava a quadra poliesportiva, o qual passará por reparos, além da remoção de tinta do monumento “Eu Amo Aracaju”, decorrente da ação de vândalos. Ainda neste mesmo mês, técnicos da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), em resposta a uma solicitação feita pela Emsurb, analisaram e interditaram a passarela que dá acesso às faixas de areia. 

Já a Orla Porto D’anta, zona Norte da capital, recebeu, em junho passado, uma nova pintura nos degraus, bancos, parque infantil e quiosques. Nestes locais, trabalhadores realizaram, ainda, reparos nas paredes e pisos, nos brinquedos, assim como na estrutura que cerca o campo de futebol. Em outras ocasiões foi realizada, também, a substituição de papeleiras, fixação de 25 placas educativas, com foco ao descarte irregular de lixo no local, além de mutirões com atividades de poda, irrigação, paisagismo, capinação, roçagem mecanizada, coleta de entulho e a varrição em toda extensão da orla.  

“Tratam-se de dois importantes espaços de convivência e que, mesmo ainda não sendo recomendado que a população frequente esses lugares, devido à pandemia, a gestão municipal assumiu o compromisso de possibilitar melhorias contínuas, que serão contempladas pela comunidade assim que tudo se normalizar. Neste sentido, além dessas atividades pontuais, feitas a partir de um levantamento prévio das necessidades de cada área, a Emsurb dispõe de equipes fixas atuando, cotidianamente, em ambos os locais”, destaca o presidente da empresa municipal, Luiz Roberto Dantas. 

Na Orla da Atalaia, 17 agentes executam serviços rotineiros de limpeza, como varrição, recolhimento de resíduos, gadanhamento e roçagem mecanizada, complementados pela coleta de lixo realizada, diariamente, na região. No Porto D’anta, sete trabalhadores asseguram a prestação das mesmas atividades, com disponibilização de uma caixa estacionária para o depósito dos resíduos. Por lá, a coleta domiciliar acontece, regularmente, às segundas, quartas e sextas-feiras.