Prefeitura já atendeu cerca de 44 mil pessoas a partir da central de atendimento 0800

Saúde
05/08/2020 16h10

Desde o início da pandemia de covid-19, a Prefeitura de Aracaju vem atuando de maneira a readequar a oferta de diversos serviços à população, sempre visando a prevenção. Dessa forma, alguns atendimentos realizados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram adaptados e novos serviços foram criados, como a Central de Atendimento Telefônico disponível no 0800 729 3534. Por intermédio dessa ferramenta inovadora, entre março e julho, já foram feitos o acolhimento de mais de 43.523 pessoas. 

Digitando a Opção 1 o aracajuano é atendido para o serviço MonitorAju, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O serviço monitora os casos suspeitos e confirmados de covid-19 na capital. “Seja para sanar dúvidas, monitorar casos suspeitos e confirmados, orientando sobre sintomas, cuidados durante o isolamento domiciliar ou a busca por avaliação médica quando necessário. Atualmente, o MonitorAju faz o acompanhamento de 3.097 usuários e a busca pelo serviço tem prevalência na faixa etária entre 20 a 39 anos”, explica a coordenadora do serviço, Cynthia Rocha.

Diante da boa aceitação do 0800, foi adicionado à Central o Serviço de Apoio Psicológico Remoto, o qual está disponível na opção 2, com atendimento de segunda a sábado, sempre das 8h às 20h. Ao ligar, o usuário tem sua chamada repassada para um dos psicólogos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (Reaps). 

"Caso seja uma demanda de atendimento de urgência ou presencial, a pessoa é encaminhada ao Centro de Atenção Psicossocial de referência ou para a urgência mental do hospital São José. Desde sua implantação no dia 6 de abril, o serviço já contabiliza cerca de 2 mil atendimentos. Quanto ao motivo de buscar o serviço, 12% das ligações registram ansiedade relacionada à pandemia, e 8,7% concernente a medo", explica a coordenadora do Serviço de Apoio Psicológico, Chenya Coutinho.

Agendamento de consultas para Gestante, diabéticos e hipertensos
Outra inovação foi a marcação de consultas para as gestantes, evitando, assim, saídas desnecessárias de casa, bem como aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O serviço está disponível também no 0800, na opção 3, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, e a ligação será direcionada para as técnicas do Programa Saúde da Mulher, as quais agendaram consultas de pré-natal nas UBS.

“Do dia 13 de maio, quando começamos os agendamentos, até este mês, foram agendadas por telefone 150 consultas para gestantes. Além do 0800, as gestantes também podem agendar suas consultas pela plataforma AjuInteligente, na qual a paciente responde um questionário com informações que serão avaliadas pela equipe médica. Para agendar de modo virtual, a gestante deve acessar o site AjuInteligente (https://ajuinteligente.aracaju.se.gov.br) e seguir o passo a passo: Serviço > Solicitar > Pessoa física > Cidadão > Solicitação > SMS > Agendamento de gestante”, detalha a coordenadora da Área Programática e Estratégica, Kamila Fialho.

Hipertensos e diabéticos
Também pelo 0800 729 3534, digitando a opção 4, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pode ser agendada as consultas para hipertensos e diabéticos. A ligação será direcionada para técnicas do Programa Saúde do Adulto e de doenças crônicas não transmissíveis, as quais agendarão as consultas nas Unidades Básicas de Saúde. Já para os hipertensos e diabéticos, cujos agendamentos foram iniciados no dia 22 de junho, já foram marcadas 681 consultas.

Consultas Odontológicas
As consultas podem ser agendadas pelo canal 0800, digitando a opção 5, de segunda a quinta-feira, de 8h as 12h e de 13h as 16h. Já na sexta-feira, o agendamento é das 8h às 12h. A ligação será direcionada para técnicas do Programa Saúde Bucal, as quais agendarão as consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os usuários já cadastrados no sistema. 

“Até agora, já foram realizados 1.154 agendamentos de consultas odontológicas. Depois do agendamento por telefone, o usuário já poderá ser atendido, cumprindo as recomendações de segurança sanitária para a consulta, como uso de máscara, de álcool em gel e respeitando o distanciamento social”, destaca a coordenadora em saúde Bucal, Helena Santana.

Ouvidoria
A Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde também pode ser acessada via 0800 729 3534, digitando a opção 6. A Ouvidoria é o espaço institucional de participação popular e de cidadania, é o canal de comunicação que atua para atender os cidadãos em geral, auxiliando na comunicação com os usuários, trabalhadores e conselheiros de saúde. Essas são as principais funções da Ouvidoria, que, até o mês de julho, já recebeu 3.030 manifestações. No balanço geral elas estão classificadas por solicitação (25%), reclamação (36%), denúncia (34%), informação (1,7%), elogio (0,66%) e sugestão (0,43%).

Usuário
O paciente Berivaldo Figueiredo reforça o bom atendimento recebido ao buscar os serviços disponíveis no canal 0800 da SMS. “Foi super rápido, e fui muito bem atendido desde o atendimento por telefone, fazendo o monitoramento diário, me passando tranquilidade, e eficiência nas informações das medidas de proteção contra a transmissão, como o uso da máscara e a lavagem e higienização das mãos de forma adequada”, afirmou.