Prefeitura recebe medicamentos para intubação de pacientes com covid-19

Saúde
05/08/2020 17h46

Na tarde desta quarta-feira,5, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), recebeu medicamentos utilizados na sedação de pacientes que necessitam de intubação. Os produtos foram enviados pelo Ministério da Saúde e repassados ao município pelo governo do Estado. 

A entrega é fruto da ação da gestão municipal, a qual, desde 1º de julho, busca o Ministério Público Federal (MPF) para tratar da escassez de medicamentos e de como isso afeta a prestação de assistência aos pacientes diagnosticados com a covid-19. O MPF oficiou o Ministério da Saúde solicitando informações. O carecimento dos insumos nos fornecedores é nacional, atingindo redes de saúde municipal, estadual e particular. Em Aracaju, os estoques municipais estavam no limite, o que poderia comprometer o atendimento prestado pela SMS, já que a rede municipal atende metade dos pacientes do estado diagnosticados com a covid-19. 

Foram recebidos 2.213 doses de Besilato de Atracúrio 10MG; 486 doses de Brometo de Rocurônio 10mg. A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, afirma que o órgão irá reabastecer imediatamente os estoques das unidades que realizam o procedimento e que continuará buscando a regularidade do fornecimento junto ao Ministério da Saúde, haja vista que a quantidade encaminhada é insuficiente para a demanda municipal.

“O Ministério da Saúde encaminhou um quantitativo que nos dá cobertura no tratamento por aproximadamente 12 dias. Se conseguirmos regular os pacientes mais graves de forma rápida e caso não tenhamos pacientes com dificuldade de sedar, o consumo dessas medicações dura um período maior, podendo chegar a 30 dias. Por isso, reforçamos a necessidade de seguir as recomendações sanitárias de uso de máscara, distanciamento social, lavagem constante das mãos”, explica a gestora.

O município de Aracaju tem mais de 20 mil pessoas recuperadas e mais de 48 mil já foram testadas para detecção da doença. Desse montante, 18.525 foram testes RT-PCR feitos pela rede municipal de Saúde, a qual possui oito Unidades Básicas de Saúde exclusivas para síndrome gripal, dois hospitais municipais para atendimento de urgência e emergência e o Hospital de Campanha para tratamento de casos de baixa e média complexidades.