Secretaria da Fazenda ajusta processos de trabalho e assegura medidas preventivas

Fazenda
06/08/2020 11h50

Em consonância com o decreto publicado pela Prefeitura de Aracaju nesta quarta-feira (5), a Secretaria Municipal da Fazenda publicou a Portaria nº 9/2020, a qual dispõe sobre a continuidade das medidas de prevenção adotadas pelo órgão frente à pandemia do novo coronavírus.
 
Essa portaria contempla, também, as estratégias definidas para os processos de trabalho de maneira a manter a segurança de colaboradores e contribuintes. Assim, até o dia 31 de agosto, o expediente físico da repartição continua com horário modificado, das 8h às 14h, sendo que o atendimento presencial ao cidadão segue encerrando ao meio dia. 

O trabalho remoto, adotado desde o início da pandemia, também permanece autorizado, com a seguinte ressalva: um limite de 50% dos servidores por diretoria para atuar em home office (remotamente), com exceção dos departamentos e coordenadorias em que não for possível manter este regime diferenciado de trabalho. Neste caso, o responsável pelo setor definirá o seu funcionamento, adotando procedimentos de forma que seja viabilizada a realização das tarefas.

Nas atividades de atendimento ao público é prioritário o regime presencial de trabalho. Já para os demais colaboradores da Secretaria da Fazenda, o sistema de rodízio é o método indicado para manter o pleno desenvolvimento dos serviços e, ao mesmo tempo, seguir as orientações de distanciamento social.
 
É importante ressaltar que no caso dos servidores com mais de 60 anos e aqueles que apresentam condições clínicas de risco para o desenvolvimento de complicações da covid-19 (comprovadas através de documentação médica), o trabalho remoto integral permanece. 

Medidas de segurança
Secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos lembra que todas as medidas preventivas estão sendo adotadas no órgão para garantir uma maior segurança aos colaboradores e contribuintes.
 
“Os setores de atendimento ao público receberam a proteção de acrílico adequada, bem como todos os equipamentos de proteção individual. Também disponibilizamos álcool em gel 70% e realizamos a aferição da temperatura de todo cidadão que acessa o interior do órgão, e a limpeza adequada dos espaços comuns tem sido reforçada”, garante o gestor.