Prefeitura intensifica serviços de manutenção da limpeza do bairro Santa Maria

Serviços Urbanos
06/08/2020 12h45

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), direcionou, nesta quinta-feira, 6, equipes ao bairro Santa Maria, na zona Sul da cidade. Na localidade, a empresa atuou na execução de atividades de manutenção e limpeza de canal. A iniciativa acontece a partir de um planejamento diário que assegura a regularidade da limpeza urbana em toda a capital.

Durante a manhã, os agentes estiveram concentrados na varrição dos logradouros públicos, recolhimento de resíduos e capinagem em áreas do residencial Vida Nova. Estas atividades evitam que o acúmulo de lixo possa ocasionar transtornos à população, mesmo com a coleta domiciliar acontecendo em toda a região, sempre às terças, quintas e sábados. 

Conforme a Diretoria de Operações, com o aumento na ocorrência de chuvas, garis e margaridas atuam, ainda, na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue. Desta forma, durante os trabalhos eles permanecem atentos para remoção de pneus, plásticos, garrafas, pequenas embalagens e demais recipientes favoráveis à proliferação do mosquito com o acúmulo de água.

A limpeza de canal também fez parte da programação estabelecida pela Emsurb para este dia. Na avenida Silvério Leite Fontes, popularmente chamada de avenida Ôba, os agentes deram sequência à ação, iniciada na semana passada. A atuação, preventiva, promove o melhoramento no sistema de drenagem pluvial da região.
 
A forma como as equipes conduzem os serviços foi elogiada pelo morador Júlio César Santos. “Vejo com frequência a Emsurb fazendo a limpeza no Santa Maria. Para mim é essencial esse serviço porque, além de retirar o mato, os garis recolhem o lixo jogado nas ruas pelos próprios moradores e isso impede que os mosquitos, ratos e outros insetos entrem em nossas casas”.

“É com trabalhos assim que a gente percebe o quanto a Prefeitura está se esforçando para melhorar, mais ainda, a limpeza do nosso bairro”, comentou o aposentado Alcino Alves enquanto observava a movimentação dos agentes na rua onde mora.