Prefeitura dá continuidade às ações de plantio compensatório em diversas avenidas

Meio Ambiente
10/08/2020 08h00

Perseguindo as metas propostas no Planejamento Estratégico, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), atua no sentido de construir uma cidade cada vez mais sustentável. Neste sentido, em uma de suas vertentes, desenvolve, de forma planejada, ações de plantios compensatórios em diversas avenidas da capital sergipana.

A Sema executou nas últimas semanas, por exemplo, nas avenidas Simeão Sobral, General Calazans e João Ribeiro, o plantio compensatório de indivíduos arbóreos que foram substituídos por serem inadequados ao meio urbano.

Conforme explica, o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, a supressão e compensação de árvores na avenida Simeão Sobral esta inserida no contexto da dinâmica de crescimento da própria cidade, a qual tem necessidade de ajustar e qualificar a arborização urbana.

Alan afirma que Simeão Sobral, como várias outras avenidas da cidade, possui árvores que foram plantadas há algum tempo, e que além de não serem adequadas por conta da forma de crescimento, necessitam ser substituídas. "E a Prefeitura, com base nisso, está fazendo a requalificação dessas avenidas para melhorar o trânsito e também a supressão e compensação dessas árvores", ressalta.

"É importante salientar que nesta avenida, como já em outras que estão sendo realizadas essa ação, quando ocorre a supressão a Prefeitura faz uma compensação maior do que exige a Lei, ou seja para cada árvore suprimida tem sido plantadas um número superior de árvores, de modo que estamos mantendo o conjunto do aspecto paisagístico e da qualidade de vida", destaca o secretário.

Com o objetivo de dar maior fluidez ao trânsito da avenida Simeão Sobral, o planejamento da Sema apontou a necessidade de supressão de dez árvores, as quais eram inadequada para a área, sendo sete da espécie mata fome e três aroeiras vermelhas, espécies que possuem raízes que crescem de forma horizontal, causando rachaduras no canteiro central da avenida.

De acordo com Vitor Melo, coordenador do Horto Florestal da Sema e responsável pelo plantio, a substituição arbórea irá proporcionar uma melhor qualidade ao ar, além disso, por serem regiões que possuem grande fluxo de veículos, promoverá uma diminuição da poluição sonora e do ar, assim como sombra para a região.

Ao total, foram plantadas mais de vinte e vinco espécies de mudas que foram retiradas do Horto Municipal, com seleção de espécies adequadas para cada local, sendo analisadas características como largura do canteiro, presença de fiação elétrica, passagem de veículos e pedestres, entre outras.

“No canteiro central da avenida Simeão Sobral foi utilizada a Sibipiruna (Caesalpinia pluviosa), que é uma espécie nativa da Mata Atlântica, bastante comum na arborização urbana, possuindo uma copa exuberante na fase adulta e belas flores amarelas. Para as avenidas General Calazans e João Ribeiro, a equipe indicou o plantio de Craibeira (Tabebuia aurea) e Algodão da Praia (Hibiscus pernambucensis), duas espécies com bom desenvolvimento em Aracaju e que também apresentam grande beleza, principalmente quando floridas”, explica Natalie da Mota Soares, analista ambiental da Sema.

Ainda de acordo com Natalie da Mota Soares, o uso dessas espécies foi baseado na experiência que a equipe já teve na cidade. São espécies que se adaptam bem ao clima de Aracaju, apresentando bom crescimento da copa, com poucos registros de interferência aos equipamentos públicos e raro surgimento de pragas e doenças.