Prefeitura avalia trabalho já realizado e alinha novas ações de fiscalização

Defesa Social e Cidadania
07/08/2020 12h20

Em reunião, nesta sexta-feira, 7, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), representantes dos órgãos operacionais envolvidos nas fiscalizações ao comércio avaliaram as atividades já desenvolvidas e alinharam as próximas ações.

Com a flexibilização para abertura de novos segmentos, conforme atualizações dos decretos do governo do estado e do município, ficou definida a intensificação de orientações para o cumprimento das medidas de biossegurança.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, revela os direcionamentos passados aos coordenadores da Defesa Civil e do Procon Aracaju, diante do avanço da fase de reabertura gradual do comércio.

"O foco é a orientação e o cumprimento das normas de biossegurança. O objetivo é que possamos trabalhar em parceria com todos os atores envolvido nesse processo, pois o que queremos é salvar vidas, cumprir a lei e, também, ajudar as pessoas que precisam trabalhar, que precisam dos seus empregos", explicou.

De acordo com o secretário, ao longo da semana, foi possível observar que há grande adesão ao uso das máscaras, o que revela um fator positivo. "Temos mantido contato com especialistas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que constataram o uso da máscara como um recurso eficiente para prevenir a propagação do vírus. Verificamos uma grande adesão no Centro e nos transportes. Acreditamos que isso tem salvado vidas e tem diminuído o índice de contágio, impactando na estabilização do número de casos registrados e decréscimo no número de mortes", avaliou.

A atuação desenvolvida pelo órgão envolve, também, diálogo com os representantes dos setores comerciais. "Conversamos com membros da Câmara de Dirigentes Logistas ( CDL), em um sentido de parceria, para intensificar junto aos comerciantes o cumprimento das normas estabelecidas , de maneira que eles nos ajudem e se ajudem, para que não tenhamos que retroceder", acrescentou Luís Fernando.

Durante a execução do cronograma de fiscalizações, a ser executado a partir da próxima segunda-feira, dia 10, as equipes reforçarão as orientações quanto ao uso obrigatório das máscaras; o controle da lotação dos espaços, com a garantia do distanciamento social necessário à manutenção da segurança à saúde de trabalhadores e clientes; a disponibilização de álcool 70% ou lavatório com água e sabão para higienização das mãos; dentre outras medidas.

"Entendemos que estamos em uma fase extremamente importante e que há possibilidade de virarmos esse jogo, de começar uma fase de decréscimo no número de casos. Continuaremos a fazer a nossa parte", finalizou o secretário da Defesa Social.