Pais de alunos comemoram mais uma etapa de distribuição de kits de alimentação

Educação
07/08/2020 17h30

Quando a dona de casa Simone Maria da Silva, moradora do bairro 17 de Março, recebe o kit de alimentação escolar, já sabe exatamente a receita que vai preparar com os alimentos. "Faço picadinho de peito de frango com verdura. De manhã, faço cuscuz e comemos com leite. É uma maravilha", conta.

O filho de Simone, matriculado na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. José Calumby Filho, é um dos 32 mil alunos da rede municipal de ensino beneficiados pela distribuição dos kits de alimentação escolar, realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e que já está em sua quarta edição.

"Não tenho nem como agradecer. Em outros lugares, as pessoas precisam e não têm, e aqui recebemos o kit e somos tratados bem", completa Simone, ao avaliar positivamente a logística organizada pela Semed para distribuição dos kits.

Desde que foi declarada a pandemia do novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e, consequentemente, as aulas presenciais da rede municipal de ensino suspensas, a administração municipal preocupa-se em garantir o apoio nutricional que os alunos necessitam para se desenvolver.

Cada kit é composto por alimentos que fariam parte da merenda escolar e todas as 74 escolas municipais são atendidas. Essa iniciativa tem ajudado a família do técnico em informática José Lucas Dantas, que passou a ter dificuldades depois da pandemia.

"Diante desse quadro de pandemia, os serviços que eu tinha diminuíram e a renda foi prejudicada. A distribuição dos kits veio em uma boa hora, pois ainda não vemos perspectiva de melhora no mercado de trabalho", frisa José Lucas, pai de um aluno da Emei Fernando José Guedes Fontes.

A dona de casa Edvania Santos conta que o kit está contribuindo com a alimentação do seu filho de 4 anos, aluno da Emei Maria Givalda da Silva Santos. "Meu marido e eu estamos desempregados há muito tempo e quando meu filho pede lanche pra comer, às vezes não tenho nada para dar, então, esse kit, todo mês, está me ajudando muito", revela.

O desemprego também tem trazido dificuldades para a família da dona de casa Claudiana Panta Bispo, mãe de três alunos da Emef Major João Teles de Menezes. "Na minha casa, somente meu esposo trabalha e, além dos três filhos que estudam aqui [na Emef], tenho mais dos filhos e uma neta que moram comigo. Então, esses kits estão ajudando muito nossa família", conta Claudiana.

Até o próximo dia 12, nessa quarta rodada de entrega, a Prefeitura de Aracaju distribuirá cerca de 250 toneladas de alimentos nas 74 escolas municipais da capital, espalhadas por toda a cidade. Ao final desta etapa, a administração municipal terá distribuído uma tonelada de alimentos para os alunos em quatro meses de distribuição.