Prefeitura segue capacitando gerentes da rede de Saúde com oferta de módulo online

Saúde
13/08/2020 16h50

Com o objetivo de continuar estimulando a qualificação profissional dos trabalhadores das Equipes de Saúde da Família, nesta quinta-feira, 13, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu uma reunião no Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps) com os gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), para explicar que, devido à pandemia, a partir de agora, os módulos do curso serão online.

De acordo com a coordenadora do Ceps, Jane Curbani, a Secretaria da Saúde vem atuando de maneira a readequar a oferta de diversos serviços, de modo a evitar aglomerações e visando a prevenção dos profissionais contra a covid-19. 

“O Ceps, em parceria com o Programa de Imunização, estará realizando a capacitação online. Estamos trazendo conteúdos atualizados de administração pública, liderança, governança, de gestão de crise. Conteúdos da própria administração, como gestão de estoque, de insumos, gestão de pessoas e processos, gestão de tempo”, explica.

Segundo a enfermeira e área técnica do Ceps, Ana Elisabete Silva, a ideia é fortalecer o gestor para que ele consiga inovar a gestão nas unidades e nos serviços de saúde. “Neste novo módulo, vamos trabalhar a apropriação dos dados relacionados à cobertura vacinal a fim de transformar a prática em direção ao atendimento dos princípios fundamentais do SUS, a partir da avaliação local e da análise coletiva dos processos de trabalho”, enfatiza.

No primeiro módulo do curso, tratou-se de Liderança Transformacional e Técnicas para Inovação no Trabalho de Gerência; Ética na Atenção Primária à Saúde (APS); e Inventário de problemas éticos na APS. No segundo módulo foram tratados assuntos ligados à Vigilância Sanitária e Ambiental; Vigilância Epidemiológica; e Controle Social.