Prefeitura reconhece e homenageia profissionais que atuaram no HCamp

Saúde
13/08/2020 16h45

Todo o planejamento e as ações para enfrentamento da covid-19, executados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), objetiva, sobretudo, garantir atendimento de qualidade à população que necessita dos serviços na rede de saúde da capital. E grande parte do que vem sendo realizado pela gestão tem como peça fundamental a mão de obra humana. São profissionais de diversas categorias, os quais, com experiência consolidada ou recém-chegados ao universo que é saúde pública, abraçaram a causa e aceitaram ao chamamento da missão, que é salvar vidas. 
 
Para enfrentamento do novo coronavírus, o Município estruturou diversas frentes de trabalho, a exemplo das oito unidades básicas exclusivas para atendimento de pacientes com sintomas de síndromes gripais, com horário estendido; ampliação de leitos nos hospitais municipais para atendimento exclusivo de covid-19; contêineres para atendimento de síndromes gripais e casos suspeitos; além da construção do Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar, no estádio João Hora de Oliveira, também para acolher pacientes vítimas da doença.
 
Apenas para atuação no HCamp foram contratados cerca de 460 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas e demais categorias. Com a dinâmica no número de internamentos, alguns desses profissionais, servidores da rede, retornaram a seus postos de trabalho.
 
Assim, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no HCamp, a secretária Waneska Barboza, em nome da gestão, realizou a entrega de certificados homenageando esses profissionais, como o médico Marco Aurélio Alves, neurologista que atua no Cemar Siqueira Campos, e que atendeu ao chamado da Secretaria, se colocando à disposição para atuar na unidade hospitalar provisória. 
 
“Encarei como uma missão em guerra. O enfrentamento à covid-19, no modelo que estamos enfrentando não pode se caracterizar como outro evento que não seja de enfrentamento de guerra. Foi uma ida, no qual o serviço público me requisitou [sou funcionário de carreira da Prefeitura], e achei que havia chegado a hora de dar minha contribuição para a sociedade. Me coloquei à disposição, cumpri minha missão, e pelo visto foi bem cumprida”, disse o médico ao receber a homenagem.
 
Sobre a experiência de ver seu trabalho reconhecido, após um período intenso de atuação no Hcamp, o médico faz uma reflexão. “A gente vive num momento da sociedade em que o reconhecimento passa por longe, então, não é uma questão de vaidade, até porque não se tem vaidade num hospital de campanha. A Secretaria considerou que cumpri a missão e agradece por isso”, afirmou.
 
No início da pandemia, com a suspensão de parte dos serviços ofertados no Cemar Siqueira Campos, alguns profissionais foram convocados a aplicar parte de sua carga horária no atendimento aos pacientes com covid-19. Do Centro de Especialidades Médicas 32 profissionais, entre médicos e técnicos de enfermagem, se dedicaram a esse tipo de atendimento. 
 
Para a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, o momento é de gratidão a esses profissionais. “Convocamos esses profissionais para trabalharem, juntamente com os que estavam chegando, tanto no Hospital Zona Sul, quanto no Hospital de Campanha, principalmente no HCamp, para atender a população que naquele momento estava precisando desse serviço. Vimos muitos profissionais, naquele momento de necessidade, reclamarem, apresentarem atestados. Porém, aos profissionais que se doaram, a gente tem que agradecer, porque foram pessoas que estiveram desde o início, se colocaram à disposição em prol da necessidade da nossa população. Agradecemos a dedicação desses profissionais, principalmente ao por em prática o que é dito no juramento de formatura, que é estar à disposição da população. É um certificado simples, mas que tem um valor emocional muito grande para nós”, afirmou. 
 
A médica Noele Fonseca, que atua na UBS Eunice Barbosa, também contribuiu no atendimento aos pacientes internados no Hcamp. Feliz com o reconhecimento, ela diz que isso renova o sentimento de missão cumprida.
 
“Já fui dos Bombeiros antes, e essa é nossa missão: salvar vidas e tentar dar o melhor por cada um deles. Poder fazer isso é um privilégio e ser reconhecida por isso é melhor ainda. Não tenho muita vivência de hospital, e contar com o auxílio de pessoas experientes, dando essa tranquilidade e ensinando como proceder [até porque é novo para todo mundo], a gente aprendeu muita coisa, inclusive no decorrer das internações. Muitas vivências do hospital, a gente traz de vivência para o posto de saúde também, e isso foi muito válido, um ensinamento maravilhoso!”, destacou, emocionada, a profissional.