Profissionais de unidades socioassistenciais de Aracaju discutem sobre programas sociais

Assistência Social e Cidadania
09/09/2020 16h26

Nesta quarta-feira, 9, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Diretoria de Gestão Social da Habitação da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu, através de live, um encontro entre os coordenadores e equipes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) dos 16 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município e o Centro Especializado para Pessoas em situação de Rua (Centro POP).  

O objetivo foi esclarecer as dúvidas dos profissionais e alinhar ações referentes ao Auxílio-Moradia, Cadastro Único (CadÚnico), Programa Bolsa Família e Auxílio Emergencial, programas sociais do governo federal destinados à população em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza.

Durante a live, a diretora de Gestão Social da Habitação, Rosária Rabelo, e a coordenadora de Políticas de Transferência de Renda, Yolanda Oliveira, ambas da Assistência Social de Aracaju, discutiram junto aos profissionais das unidades sobre as novas atualizações das políticas do Sistema Único da Assistência Social (Suas)

De acordo com Rosária Rabelo, a iniciativa foi positiva porque prestou alguns esclarecimentos e sanou dúvidas das equipes da Assistência Social.

“Uma oportunidade para as equipes da secretaria fazerem algumas considerações e apresentarem sugestões para o aprimoramento do nosso trabalho. É muito importante discutirmos a qualidade das informações prestadas pelos diversos equipamentos que garantem políticas públicas em nosso município”, destacou.

Para Yolanda Oliveira, a plataforma em que foi realizada a live esteve disponível para que os profissionais participassem e ficassem atualizados sobre as novas formas de trabalho que devem ser aderidas.

“Continuamos disponíveis para qualquer dúvida ou questionamento a respeito dos temas apresentados. É de suma importância que as dúvidas sejam tiradas para garantir a boa administração dos programas sociais no município. Portanto, posteriormente a esse encontro, também estaremos à disposição para que entrem em contato por telefone e tirem suas dúvidas”, ressalta Yolanda.

Para aderir a programas sociais como o Auxílio-Moradia, CadÚnico, Bolsa Família e Auxílio Emergencial, o cidadão deve se dirigir até o Cras mais próximo de sua residência e fazer o Cadastro Único para ter acesso a esses e outros benefícios.  O CadÚnico é uma base de dados do governo federal que reúne informações sobre as famílias de baixa renda. Para fazer seu cadastro é preciso ter renda total de até três salários mínimos ou renda por pessoa de até meio salário mínimo.

De acordo com a coordenadora dos Cras do município, Carla Vanessa Dória, durante o período de pandemia do coronavírus, os profissionais foram orientados sobre as informações necessárias para atender o usuário e esclarecer dúvidas, no entanto, ela reconhece a necessidade de encontros como esse para esclarecer todos os questionamentos possíveis.

“Somos uma grande cadeia e precisamos estar ainda mais articulados, por mais que sejam unidades diferentes, nosso trabalho socioassistencial se une de alguma forma quando se trata da família. Com informações verídicas conseguimos qualificar nossas ações com a certeza de que o feedback será positivo”, destaca Carla.

Para a coordenadora do Cras Maria José Meneses Santos, Ana Caroline Trindade, manter o trabalho das unidades da Assistência Social é fundamental. “É muito importante estarmos atentos a tudo diante de toda demanda da população. Portanto, este encontro traz um retorno muito positivo para nós enquanto profissionais das unidades socioassistenciais da capital”, informa, Caroline.

Os profissionais do Centro POP também participaram da reunião. Segundo o assistente social do equipamento, Ygor Machado, a reunião foi produtiva. “Ótima oportunidade. Nós, enquanto trabalhadores, temos espaços de capacitação continuada, por isso entendemos que as reuniões de orientação técnica também funcionam como um processo de aperfeiçoamento, fortalecendo a  nossa atuação”, conclui, Ygor.