Prefeitura recebe doação de equipamentos e testes para Casa Lar de idosos

Assistência Social e Cidadania
11/09/2020 14h39

Visando oferecer bem-estar e preservar a saúde do grupo considerado de risco pelo contágio da covid-19, a Casa Lar para idosos Nalde Barbosa, unidade administrada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, localizada no bairro Farolândia, recebeu, do Banco Itaú, a doação de aparelhos eletrônicos e materiais de higiene pessoal e limpeza para utilização dos usuários, além de testes RT-PCR para deteccação da covid-19.

Foram doados equipamentos como luvas, máscaras, viseiras, aventais, oxímetro (aparelho que mede quanto de oxigênio o sangue está transportando), termômetro, máquina de lavar e de secar roupas, álcool em gel, água sanitária, televisão, aparelhos de rádio, tablets e os testes, aplicados nos usuários e nos colaboradores do equipamento socioassistencial.

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, as doações, fruto de parcerias entre entidades públicas e privadas, são importantes para a pasta. “Qualquer parceria é fundamental, pois trabalhamos com recursos públicos para manter cada equipamento. Iniciativas como essa, do Itaú, que nos doou insumos, são extremamente necessárias para que os nossos idosos possam usufruir. Isso nos deixa muito felizes.  Agradeço ao Banco Itaú por essa parceria e a sensibilidade de olhar pelos idosos assistidos pela Prefeitura”,  destaca a secretária.

Segundo a representante do Banco Itaú, Yasmin Profeta Ribeiro, o projeto ‘‘Todos pela Saúde’’ acontece em escala nacional e tem papel importante no combate contra o novo coronavírus.

“O projeto é uma iniciativa do Banco Itaú em parceria com órgãos públicos e do terceiro setor que visam dar um suporte às instituições de longa permanência para enfrentar o período de pandemia, principalmente em relação aos idosos, considerados do grupo de risco. Pensando nisso, foram disponibilizados equipamentos de segurança e proteção individual, também equipamentos para a diversão dos idosos e os testes feitos nos usuários e nos colaboradores”, disse.

Para a diretora das Proteções Sociais Básica e Especial do município, Roberta Salgado, as doações levam mais qualidade de vida e protegem a saúde dos idosos. “Temos algumas parcerias com outras instituições e essa é a primeira vez que recebemos doações do Banco, que nos contatou. Sabemos que o Itaú é uma empresa consolidada não só em nosso estado, mas também em todo o país, então a perspectiva deles visualizarem dentro de uma instituição municipal a possibilidade de doação dos equipamentos, nos beneficiou de forma muito positiva”, ressaltou.

Testagem nos idosos e colaboradores
Até o momento, não foram identificados casos de infecção pelo novo coronavírus na Casa Lar Nalde Barbosa. A doação dos testes RT-PCR, que também faz parte do projeto “Todos pela Saúde”, garantiu segurança para quem está diariamente no local. Atualmente, 11 idosos, residentes no Nalde, e 30 funcionários, participaram da testagem.

Segundo a coordenadora da Casa Lar Nalde Barbosa, Ingrid Waleska, a conscientização e o autocuidado por parte dos cuidadores e dos idosos é fator fundamental para que não aconteçam infecções. “Junto com a doação dos materiais veio também o informativo ilustrativo que deixa bem claro como os cuidadores, que já vinham tomando as medidas necessárias, devem lidar no dia a dia com os nossos usuários. Recebemos vários folhetos, folders e cartazes ilustrativos que facilitam ainda mais o trabalho preventivo, principalmente para os idosos que não sabem ler”, afirmou.

Para o idoso Severino Barbosa, que mora há dois anos no local, a realização da testagem, além de lhe garantir saúde e bem-estar, também traz segurança para ele e seus colegas. “É importante para saber se temos resultado positivo ou negativo. Fazendo isso, me traz uma segurança maior de que nós, idosos, e as pessoas que trabalham aqui, não sejam infectados com o vírus”, relatou.