SMTT vai promover ações educativas durante a Semana Nacional de Trânsito

Transporte e Trânsito
15/09/2020 12h13

Importantes para estimular o bom comportamento de condutores, ciclistas e pedestres no trânsito da cidade, as ações educativas realizadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), que estavam suspensas desde o mês de março, por causa da pandemia do novo coronavírus, foram retomadas no início de setembro e serão intensificadas durante a Semana Nacional de Trânsito, que vai da próxima sexta-feira, dia 18, até o dia 25 deste mês. A primeira atividade será uma ação educativa na avenida Euclides Figueiredo, às 6h30.
 
As ações ocorrerão em diversas ruas da capital com o tema “Perceba o Risco, Proteja a Vida”. A programação foi elaborada pela Coordenação de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT e seguirá um rigoroso protocolo sanitário que contempla a redução de servidores envolvidos nessas atividades, o distanciamento entre eles durante todo o trabalho e o uso de máscara, por exemplo.  
 
O superintendente da SMTT, Renato Telles, explica que a retomada das atividades educativas do órgão ocorre em meio à flexibilização do funcionamento de vários serviços na capital sergipana, graças à redução do número de novos casos e óbitos pela Covid-19. Ele também destaca a importância das ações de conscientização para o trânsito de Aracaju.
 
“Por causa da pandemia, suspendemos a nossa programação educativa e com a queda dos números observada em agosto, iremos retornar o diálogo com a população sobre segurança viária, que é tão importante para a redução dos acidentes de trânsito. Um trânsito mais seguro se faz com mais conscientização e educação e é isso que estaremos ressaltando para a população em vários pontos da cidade durante a Semana Nacional de Trânsito”, disse. 
 
Sobre o evento
A Semana Nacional de Trânsito ocorre em todo o país e um dos seus objetivos é mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, convocando-as para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e mudar a atitude no trânsito.
 
Em Aracaju, a programação é organizada pela SMTT e, neste ano, além da mensagem de conscientização sobre segurança viária, haverá diálogo sobre a pandemia, com distribuição de máscaras reutilizáveis e álcool gel. Confira abaixo o cronograma de ações:
 
18/09 (sexta-feira)
Ação educativa sobre faixas de pedestres
Local: avenida Euclides Figueiredo
Horário: 6h30
 
19/09 (sábado)
Blitz educativa para motociclistas
Local: avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral
Horário: 9h30
 
21/09 (segunda-feira)
Ação educativa sobre faixas de pedestres
Local: avenida Tancredo Neves
Horário: 7h
 
22/09 (terça-feira)
Ação educativa sobre faixas de pedestres
Local: avenida Etelvino Alves de Lima
Horário: 6h
 
23/09 (quarta-feira)
Ação educativa para ciclistas
Local: avenida Tancredo Neves
Horário: 7h
 
Blitz educativa para motoristas
Local: avenida Beira Mar
Horário: 16h
 
24/09 (quinta-feira)
Ação educativa no transporte público
Local: Terminal do DIA
Horário: 7h
 
25/09 (sexta-feira)
Blitz educativa sobre Lei Seca
Local: Passarela do Caranguejo
Horário: 19h