Prefeitura pavimenta ruas do bairro Atalaia e agrada moradores

Obras e Urbanização
22/09/2020 17h08

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está pavimentando as ruas rua poeta Augusto dos Anjos, poeta Carlos Pena Filho e poeta Jorge Lima, no bairro Atalaia.

Com esta atuação, o município corrige os hiatos urbanísticos existentes na área e avança com as políticas de infraestrutura voltadas ao desenvolvimento da capital e a melhoria das pessoas. Todo o trabalho é feito com material e mão de obra da própria Emurb e a previsão de conclusão é ainda neste mês de setembro.

Por outro lado, o uso do material fresado aponta o compromisso duplo com as práticas de sustentabilidade e de buscar soluções menos onerosas para solucionar os problemas urbanos. Novidade adotada nos últimos três anos, o processo de fresagem (retirada de asfalto) e reutilizado em regiões sem pavimento coloca Aracaju entre as cidades que inovam nos métodos de adequação urbanística.

Para o morador Gilberto Aquino a iniciativa é louvável e só quem ganha são os moradores. "A gente se via ilhado porque todas as demais ruas eram pavimentadas e estas não. Nos sentíamos até meio desprestigiados mas agora a coisa melhora e a gente mora na Atalaia com as mesmas condições dos demais moradores deste bairro", confessa t, acrescentando que "está ficando é bom viu", brinca o morador.

Ednaldo Bezerra mora na rua poeta Carlos Pena Júnior e constata as melhorias com a criação do pavimento. "Realmente está ficando muito bom e a gente só tem a agradecer porque apenas algumas ruas não possuíam asfalto. Quando chovia era um 'Deus nos acuda' para colocar o carro na garagem mas a partir de agora será de uma praticidade só. Certamente vai melhorar", diz o autônomo que mora há mais de dez anos na rua beneficiada.

O entendimento de Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura, o desenvolvimento da capital deve ser sintetizado com grandes obras estruturantes mas com ações consistentes feitas com a própria expectise da empresa municipal. "Ações como estas desenvolvidas neste recanto do bairro Atalaia é importante porque quando não conseguimos os recursos necessários vamos lá e fazemos com o aparato da Emurb. Esta pavimentação estas ruas é sintomática porque prova que há um planejamento urbano em andamento com várias matizes", destaca Ferrari.