No 18 do Forte, Emurb inicia urbanização da rua Nossa Senhora de Lourdes

Obras e Urbanização
23/09/2020 16h14

Terreno íngreme e alagadiço, com algumas crateras que acumulavam águas servidas e acabavam dificultando o fluxo de veículos e até pessoas. Esta é a descrição do que era o cenário até recentemente da rua Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro 18 do Forte, zona norte da capital. Perpendicular à avenida Visconde de Maracaju, a Nossa Senhora de Lourdes acomoda cerca de 40 famílias que ao longo do tempo construíram suas casas sem planejamento e fora dos padrões do uso e ocupação do solo.

Mas a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está trabalhando para mudar esta realidade e deu início à urbanização da via nos últimos dias com a implantação da rede de drenagem pluvial, terraplenagem e logo após a pavimentação de toda a extensão da rua.

No total, já foram acopladas mais de 22 manilhas na parte subterrânea da via e as caixas de interligação com as residências em fase de execução. O trabalho está sendo feito a partir da parte baixo da rua, tendo sequência no sentido mais elevado do terreno até que toda a artéria seja coberta pelo saneamento básico.

A previsão é concluir esta intervenção até outubro, caso a instabilidade climática permita. Esta é mais uma ação cujo material e contingente operacional é da própria Emurb.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, esta intervenção é necessária e será integrada a outras obras estruturantes feitas pela Prefeitura na parte norte da cidade. "Recebemos alguns ofícios requerendo melhorias para a rua Nossa Senhora de Lourdes e fizemos uma análise na qual ficou constatada que poderíamos fazer a urbanização utilizando a capacidade técnica da empresa. A mudança na paisagem com esta ação será certa", confirma Ferrari.