Prefeitura entrega obra de infraestrutura e urbanização de 14 ruas do loteamento Jardim Bahia

Agência Aracaju de Notícias
01/10/2020 21h39

No final da tarde desta quinta-feira, 1º, a Prefeitura de Aracaju entregou à população a obra de implantação de infraestrutura e urbanização de 14 ruas do loteamento Jardim Bahia I e II, no bairro Soledade, zona Norte da capital.

O serviço foi executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), num investimento superior a R$3,3 milhões. No local, foi implantada uma rede de drenagem com pouco mais de 1 km de extensão e aplicadas 1.070 toneladas de asfalto em todo o loteamento.  Além disso, foram construídos 6.700 metros quadrados de passeios em concreto, faixa de acessibilidade, de sinalização vertical e horizontal. Foram contempladas as seguintes ruas: ‘A’, ‘B’, ‘B1’, ‘C’, ‘D’, ‘E’, ‘F’, ‘G’, ‘H’, ‘I’, ‘J’, ‘L’ e ‘M’, no Jardim Bahia I; e ‘B’, no Jardim Bahia II.

O ato de inauguração contou com a presença do secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos. De acordo com ele, a intervenção é de expressiva significância para a comunidade. 

“Mais uma obra que estamos fazendo na zona Norte de Aracaju. É uma intervenção específica, são 14 ruas que estão recebendo infraestrutura, drenagem e pavimentação, investimento de aproximadamente três milhões de reais. Essas pessoas, no inverno, estavam com os pés na lama, e no verão, na poeira; agora, elas têm orgulho de morar onde moram”, afirma.

O diretor-presidente da Emurb, engenheiro Sérgio Ferrari, lembrou dos desafios ao executar a obra, já que o loteamento encontra-se numa região baixa. 

“A obra era um dos grandes objetivos da gestão municipal. Tem um significado muito interessante. No início de 2017, teve uma chuva forte e alagou tudo isso aqui. Era água batendo no joelho das pessoas. Essa região, como é a mais baixa da área, ela é mais sacrificada. Existia uma situação de desespero para a população. Ainda à época, conversamos com os moradores e naquele momento percebemos que essa obra era prioritária. Para mim, é uma satisfação estar entregando essa obra. São 14 ruas nesse local. Já passamos pelo teste com as chuvas deste ano e não houve nenhum acúmulo de alagamento na área. Isso dá satisfação técnica e social”, destaca Ferrari.

O que dizem os moradores

Marizete dos Anjos Rezende, de 64 anos, mora há 15 anos no Jardim Bahia e, ao longo desses anos, testemunhou muitas ocorrências de alagamentos. "Era muita lama, fossa, minha casa minava pelo piso. Demorou, mas a obra foi bem feita. Se eu já não queria sair daqui antes, agora que não quero mais. Tenho orgulho de morar aqui”, diz.

A moradora Laide Daiane, 36, também disse estar satisfeita. “Aqui era horrível. Ninguém podia sair porque pisava na lama. Moro há mais de 20 anos na comunidade e sempre foi assim. Aqui sempre foi na lama. Agora ninguém tem o que falar”, elogia.

Salete Barreto, 63, mora há 10 anos na localidade e fez questão de destacar que, como cidadã, sempre teve a esperança de poder ser beneficiada com uma obra pública.

“Demorou muito para começar, mas acabou. Ficamos felizes pela conclusão. Estamos felizes após tantas lutas. Conseguimos ver o serviço feito. Era um sonho, mas eu falava para todos que iria acontecer. Agora estou numa rua decente. A gente tem direitos como cidadãos, de ter infraestrutura e saneamento básico, e isso é muito bom”, afirma. 

Opinião semelhante tem Airton José de Andrade, 66, morador da localidade há uma década. “A obra é ótima. Antes estávamos mergulhados na lama. O pessoal está dizendo que gostou da obra, houve transtorno, mas não se faz omelete sem quebrar os ovos".