Prefeitura de Aracaju fiscaliza cumprimento de medidas de biossegurança nos bares e restaurantes da Orla da Atalaia

Defesa Social e Cidadania
23/10/2020 20h56

Nesta sexta-feira, 23, a Prefeitura de Aracaju desenvolveu nova fiscalização nos bares e restaurantes da Orla da Atalaia, como forma de averiguar o cumprimento das medidas de biossegurança, para conter a disseminação do coronavírus. A ação desenvolvida de maneira sistemática, em estabelecimentos comerciais, conscientiza, também, a população sobre a necessidade de manter intensificados os cuidados para evitar contaminação.

Conjuntamente, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária, e da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil, do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e Guarda Municipal de Aracaju (GMA), averiguaram as medidas prevista nos decretos do poder executivo.

A gerente de ações estratégicas de Vigilância Sanitária e Ambiental, Jacklene Andrade, indica que entre os aspectos observados, durante a ação, está, justamente, o uso da máscara."Precisamos reforçar a importância do uso de máscaras para evitar a contaminação. Constatamos que muitas pessoas usam máscaras, mas é possível flagrar algumas pessoas sem a peça facial e outras usando incorretamente e esse item é um dos principais meios de controlar a disseminação do vírus, conforme estabelece as autoridades sanitárias e o Decreto Municipal", explica.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, dentro dos estabelecimentos, outros aspectos foram cobrados para assegurar maior segurança aos ocupantes dos espaços. "Verificamos o distanciamento social entre as pessoas e entre as mesas, assim como averiguamos a higienização das mesas, logo após serem utilizadas pelos clientes, além da adequada utilização da máscara, ao levantar-se da mesa, para realizar qualquer tipo de deslocamento", pontuou acrescentando que houve, também, disponibilização de máscaras para pessoas que não estivessem com a proteção.