Terceira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica inicia nesta quarta-feira,3

Saúde
03/11/2020 11h20

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com o cronograma da Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos na capital. A terceira etapa tem início nesta terça-feira, 3, em postos fixos espalhados na zona Norte, das 8h às 16h. A estimativa da SMS é imunizar 39.750 animais até o dia 6 de novembro.

A terceira etapa da campanha de vacinação acontece entre 3 e 6 de novembro. No primeiro dia, a ação contempla os bairros 18 do Forte, Dom Luciano e Japaozinho. No dia 4, as equipes estarão no Coqueiral, Porto D’antas, Soledade, Lamarão e Santos Dumont.

Já no dia 5, quinta-feira, a vacinação ocorre no José Conrado de Araújo e Santos Dumont. No último dia, 6, a ação acontecerá nos bairros São Carlos, Neneza I, Jardim Centenário e Bugio.

Podem ser imunizados animais com idade a partir de três meses de vida e, para fazer uso do serviço, o tutor deve apresentar o cartão de vacina do animal. Atualmente, Aracaju está classificada pelo Estado como município com baixo risco para transmissão da doença. O último caso de raiva animal registrado na capital foi em 2017.

Importância

Uma vez instalada no organismo, a doença atinge principalmente o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento, tendo a agressividade como uma das principais características. A raiva é transmitida através da mordida, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus, que é eliminado pela saliva. Os animais doentes vêm a óbito em até 10 dias a partir do início dos sinais clínicos.